Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Dois enfermeiros asseguram triagem e aconselhamento no 112 na Madeira

A partir de hoje o Serviço de Emergência Médica Regional da Madeira (SEMER) terá em permanência, através do 112, dois enfermeiros no Sistema de Triagem e Aconselhamento Telefónico (STAT), permitindo uma melhor despistagem das ocorrências.

Dois enfermeiros asseguram triagem e aconselhamento no 112 na Madeira
Notícias ao Minuto

07:48 - 04/02/19 por Lusa

País SEMER

O STAT "consiste na introdução de dois elementos diferenciados na área da saúde, enfermeiros, para fazerem o atendimento, a triagem e a priorização das ocorrências oriundas do 112, em situação de emergência", explicou à Lusa o presidente da Proteção Civil Regional, José Dias.

O sistema agora implementado, sublinhou, vai permitir uma maior assertividade no acionamento dos meios operacionais e uma maior equidade no tipo de resposta à população, ao mesmo tempo que melhora a gestão dos recursos no sistema pré-hospitalar e hospitalar.

O sistema permite "ter a capacidade de fazer uma interação entre o pré e o inter-hospitalar", fundamental para a eficácia da prestação de cuidados.

José Dias referiu que a implementação do STAT "congrega no mesmo espaço físico aquilo que acontece no continente em várias entidades", ressalvando ser da "missão do serviço regional de Proteção Civil a área da emergência pré-hospitalar, através do SEMER".

O responsável acredita que o STAT vai ter capacidade para reduzir o número de afluências aos serviços de urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, e aos centros de saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório