Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

'Gabriel' e 'Helena' já eram. Tempo agora é de sol de inverno

Depois da tempestade, a bonança. Apesar disso, não se deixe enganar pelo céu azul porque as temperaturas continuam baixas.

'Gabriel' e 'Helena' já eram. Tempo agora é de sol de inverno
Notícias ao Minuto

17:37 - 03/02/19 por Melissa Lopes

País IPMA

Depois de duas depressões terem influenciado o estado do tempo no país – primeiro 'Gabriel', depois a mais intensa 'Helena' – eis que chega a bonança.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) previu para este domingo céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade nas regiões Norte e Centro durante a manhã e início da tarde.

O vento, que chegou a atingir os 100 km/h durante a depressão Helena, sopra este domingo em geral fraco do quadrante norte, sendo moderado a forte (20 a 40 km/h) nas terras altas até ao início da tarde.

Além disso, o IPMA salienta a formação de gelo ou geada, em especial no interior ,e uma descida da temperatura mínima.

Para amanhã, segunda-feira, o cenário previsto é idêntico, prevendo-se, contudo, uma pequena subida da temperatura máxima, em especial no interior. O céu apresentar-se-á pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado na região Norte.

Estas são, de acordo com o IPMA, as temperaturas previstas para o arranque da semana, de Sul para Norte: Faro (6C -18C); Beja (2C -14 C); Évora (1C – 15C); Setúbal (2C -16C); Lisboa (4C – 14C); Santarém (2C – 15C); Portalegre (4C – 12C ); Leiria (0C – 15C); Castelo Branco (1C – 13C); Coimbra (3C – 13C); Guarda (1C – 11C); Viseu (1C – 12C); Aveiro (2C – 14C); Bragança ( -2C – 12 C) ; Vila Real (1C – 11C); Porto (3C – 13C); Braga (0C – 14C) e Viana do Castelo (3C – 12C).

Quanto ao arquipélago dos Açores, a previsão aponta para, no grupo ocidental, céu muito nublado diminuindo de nebulosidade durante a manhã, períodos de chuva na madrugada, passando a aguaceiros fracos.

No grupo central, será uma segunda-feira de céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva, passando a aguaceiros a partir da noite. No grupo oriental, são esperados aguaceiros fracos e vendo moderado. Nos Açores, a temperatura variará entre os 15C de mínima e os 18C de máxima.

Na Madeira, a segunda-feira será marcada por períodos de céu muito nublado e temperaturas que vão oscilar entre os 14C de mínima e os 20C de máxima, no Funchal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório