Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Fingiam comunicar com familiar morto para extorquir milhares de euros

Operação da PJ intitula-se 'Vozes do Além'.

Fingiam comunicar com familiar morto para extorquir milhares de euros
Notícias ao Minuto

09:50 - 02/02/19 por Andrea Pinto

País Detenção

A Polícia Judiciária deteve uma mulher e dois homens por fortes indícios da prática de crimes de burla qualificada na zona de Lisboa e Vale do Tejo.

Segundo dá conta em comunicado a PJ, dois dos presumíveis criminosos dedicavam-se à prática, em espaços próprios, de supostas atividades esotéricas, cartomancia e espiritismo, entre outras, e através das quais terão extorquido milhares de euros a uma vítima que recorreu e estes serviços após a morte de um familiar.

Os serviços foram prestados nos últimos anos, tendo a vitima entregado montantes pecuniários que no total somam 100 mil euros.

Os suspeitos, detidos no âmbito da operação 'Vozes do Além', aproveitaram-se da fragilidade da vítima, alegando que conseguiam falar com o espírito desse familiar. Com isso, foram controlando toda a sua vida, com o objetivo de se apropriarem de todo o seu património.

Note-se que para terem o controlo total dos movimentos da vítima, e impedi-la de ser alertada pelos familiares ou amigos, convenceram-na de que apenas se devia relacionar com eles, passando a acompanhá-la e a conduzi-la na viatura de um dos suspeitos, que lhe cobrava quantias avultadas pelo transporte e pela manutenção da viatura de que ele era o único proprietário.

Os detidos, com idades entre os 40 e os 69 anos, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial, no qual serão aplicadas as medidas de coação tidas por adequadas.              

Recomendados para si

;
Campo obrigatório