Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Fenprof adere à greve geral marcada para 15 de fevereiro

FESAP e FNE marcaram greve da Administração Pública para 14 e 15 de fevereiro.

Fenprof adere à greve geral marcada para 15 de fevereiro

A Fenprof vai aderir à greve geral da administração pública, agendada para o dia 15 de fevereiro, anunciou esta sexta-feira a Federação Nacional dos Professores num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

“A Fenprof vai emitir pré-aviso de greve para o próximo dia 15 de fevereiro, apelando aos docentes de todos os setores de educação e ensino e aos investigadores que adiram e garantam uma grande participação na greve geral da administração pública”, pode ler-se no documento.

Depois da FESAP e da FNE terem marcado dois dias de greve para 14 e 15 de fevereiro, os protestos ganham ainda uma maior dimensão com a adesão da Fenprof. Dia 15 vai ficar marcado como mais um dia em que os estabelecimentos de ensino, educação e investigação estarão fechados em protesto contra as políticas do Governo para o setor e para os estes profissionais.

“Para os professores a adesão a esta greve justifica-se, ainda, como protesto contra o processo de municipalização, pela exigência de gestão democrática para as escolas, que o Ministério da Educação tem recusado, e contra a postura de um Governo e um Ministério que têm violado as mais elementares normas de negociação, as leis da República, desde logo as Leis de Orçamento do Estado para 2018 e também já 2019, e desrespeitado os próprios compromissos, não honrando a palavra que deram às organizações sindicais”, acusa a Fenprof.

Para os sindicalistas esta greve faz ainda mais sentido depois do “bloqueio negocial” anunciado publicamente por António Costa.

Recorde-se que o primeiro-ministro considerou, esta semana, que "só vale a pena negociar" com os professores quando houver "alguma coisa nova a propor", salientando que o Governo não se senta à mesa com os sindicatos "só para entreter".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório