Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Milhares de motociclistas em manifestação nacional este domingo

Milhares de motociclistas são esperados no domingo numa "mega manifestação" de descontentamento que vai começar no Norte e Sul do país para terminar em Lisboa, numa iniciativa do Grupo Ação Motociclista (GAM).

Milhares de motociclistas em manifestação nacional este domingo
Notícias ao Minuto

16:21 - 01/02/19 por Lusa

País Protestos

Os motociclistas exigem a criação de uma classe de portagens para motociclos, revisão dos escalões de IUC (Imposto Único de Circulação), uma política de prevenção rodoviária e redução do preço dos combustíveis.

Segundo a organização, os motociclistas vão partir cerca das 10:00 da manhã do Porto e de Almodôvar, seguindo em manifestação pela Autoestrada 1 (A1) e Autoestrada 2 (A2) até Lisboa para terminarem o protesto na Praça dos Restauradores.

Um dos elementos do Grupo Ação Motociclista disse à Lusa que a caravana deve chegar à Praça dos Restauradores a partir das 15:00.

O mesmo elemento adiantou que milhares de motociclistas vão participar na "mega manifestação, tendo em conta que estão envolvidos no protesto clubes de norte a sul do país.

O GAM indica que o protesto tem como objetivo demonstrar ao país "o grande desagrado" dos motociclistas "pela forma como a Assembleia da República e o Governo os "tratam e desconsideram".

"Uma medida importante de combate à sinistralidade rodoviária é o incentivo à circulação em estradas mais seguras. Isto não acontece com os preços praticados nas portagens nem com a alternativa que nos dão: estradas secundárias com elevados índices de sinistralidade", refere o GAM, em comunicado, dando conta que uma moto paga nas portagens o mesmo que um automóvel.

O Grupo Ação Motociclista defende a criação da Classe 5 (MOTOS) de valor não superior a 50% do valor da Classe 1 (automóveis ligeiros).

O GAM contesta também que os motociclos acima dos 750 centímetros cúbicos e com menos de 27 anos sejam taxados pelo IUC "como veículos de luxo".

Tal com tem acontecido em anos anteriores, os motociclistas vão manifestar-se num domingo para existir uma maior adesão, sendo ainda um protesto com uma "componente solidária", uma vez que vai também abordar temas que dizem respeito a todos os proprietários de veículos motorizados, como preços dos combustíveis e IUC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório