Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Identificada mulher por detenção ilegal de três aves exóticas

Infração em causa é punível com uma coima que pode ir até aos 20 mil euros.

Identificada mulher por detenção ilegal de três aves exóticas
Notícias ao Minuto

14:48 - 01/02/19 por Melissa Lopes

País Caldas da Rainha

O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha, identificou esta quinta-feira uma mulher com 58 anos por detenção de três aves exóticas, em cativeiro, da família Psittacidae, no concelho de Caldas das Rainha, informa a GNR em comunicado.

De acordo com esta autoridade, foi no decorrer de uma ação de patrulhamento em que os militares detetaram a existência das aves no anexo de uma residência.

As três aves em questão eram um Papagaio Diadema 'Amazoba Autumnalis', um Aratinga de Bando 'Psittacara Leurocophthalmus' e um Inseparável de Fischer 'Agapornis Fischeri'.

Os animais encontravam-se sem a respetiva declaração ou registo da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES).

As aves foram então apreendidas e foi elaborado o respetivo auto de notícia por contraordenação, cuja a infração por detenção de uma espécie exótica, em cativeiro, sem a devida declaração CITES,  é punível com uma coima mínima de dois mil euros e máxima de 20 mil euros.

A GNR faz ainda saber que "as aves da espécie cinegética foram apreendidas, tendo sido nomeado fiel depositário a sua detentora/proprietária". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório