Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Portugal terá recebido carne de vacas polacas com tumores e feridas

Escândalo tornou-se público com a divulgação de um vídeo onde é possível ver vacas doentes, que não se aguentavam de pé, a serem abatidas num matadouro na Polónia.

Portugal terá recebido carne de vacas polacas com tumores e feridas
Notícias ao Minuto

12:06 - 31/01/19 por Melissa Lopes

País Escândalo

Portugal foi um dos nove países da União Europeia que terá recebido carne de vacas polacas doentes com feridas e tumores, um escândalo que veio a público este sábado. 

Entretanto, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) reforçou a fiscalização nos matadouros em Portugal, como medida de prevenção, indica a TVI.

O escândalo surgiu depois de um vídeo - que optamos por não reproduzir dada a sua natureza chocante - ter revelado que num matadouro na Polónia (a 112 quilómetros da capital, Varsóvia) as vacas, doentes, com feridas e com cancro, eram mesmo assim abatidas para fins comerciais.

De acordo com o que a Euronews apurou, a carne proveniente desse matadouro polaco foi vendida para outros nove países da União Europeia, entre os quais Portugal. Estónia, Finlândia, França, Hungria, Lituânia, Espanha e Suécia são os outros Estados-membros que podem ter recebido carne.

“A prioridade agora é rastrear e retirar do mercado todos os produtos originários deste matadouro”, disse Vytenis Andriukaitis, comissário europeu responsável pela segurança alimentar, num comunicado, pedindo aos países afetados que tomem medidas rápidas. 

“Ao mesmo tempo, exorto as autoridades polacas a concluírem urgentemente as suas investigações, tomando todas as medidas necessárias para garantir o respeito da legislação da UE, incluindo sanções eficazes, rápidas e dissuasivas contra os autores de um comportamento criminoso, que pode representar um risco para a saúde pública e que retrata um tratamento inaceitável dos animais”, pode ler-se no comunicado, citado pela Euronews.

As autoridades polacas estão a investigar o caso.

A Polónia é um dos grandes produtores da União Europeia, produzindo por ano cerca de 560 mil toneladas de carne de vaca. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório