Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Região de Coimbra integra Agenda Urbana da União Europeia

A Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM RC) anunciou hoje que foi reconhecida como "a única representante portuguesa" na Parceria da "Cultura e Património Cultural" da Agenda Urbana para a União Europeia.

Região de Coimbra integra Agenda Urbana da União Europeia
Notícias ao Minuto

11:20 - 31/01/19 por Lusa

País CIM RC

Instituída em maio de 2016, a Agenda Urbana é uma ação conjunta da Comissão Europeia, dos Estados Membros da UE e das Redes Europeias de Cidades, que "salienta o potencial e relevância das áreas urbanas enquanto vetores de crescimento económico e de inclusão social, bem como de inovação e criatividade perante desafios emergentes".

Para além da Comissão Europeia e dos Estados Membros da UE, a Agenda envolve o Parlamento Europeu, o Comité das Regiões (CdR), o Comité Económico e Social Europeu (CESE), e o Banco Europeu de Investimento (BEI).

A integração formal da CIM RC na Agenda Urbana acontecerá na reunião de Ministros a 13 e 14 de junho, em Bucareste, capital da Roménia. A CIM Região de Coimbra passa a integrar uma das duas novas parcerias da Agenda Urbana ("Cultura e Património Cultural" e "Segurança no Espaço Público"), que receberam o apoio dos Diretores-Gerais dos Estados-Membros responsáveis pelos assuntos urbanos.

Para além da CIM Coimbra, a nova Parceria da "Cultura e Património Cultural" conta com a participação de 14 cidades e regiões europeias de Chipre, França e Espanha.

Será coordenada pelo Ministério do Interior da Alemanha, o Ministério do Património e Atividades Culturais de Itália e a Agência Italiana para a Coesão Territorial.

"A participação da CIM RC na Agenda Urbana para a UE integra-se num novo tipo de cooperação transparente, aberta e multinível com foco na Cultura e Património Cultural da Região de Coimbra", justificam os responsáveis da comunidade intermunicipal.

A CIM Coimbra é constituída pelos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório