Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Chuva e vento é a 'ementa' para hoje. Emitido aviso para vários distritos

O IPMA emitiu para hoje um aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva persistente e por vezes forte para Viana do Castelo, Braga e Porto. Na sexta-feira, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso laranja devido à agitação marítima forte.

Chuva e vento é a 'ementa' para hoje. Emitido aviso para vários distritos
Notícias ao Minuto

07:32 - 30/01/19 por Filipa Matias Pereira

País Meteorologia

Na manhã desta quarta-feira, sugerimos que se agasalhe e se prepare devidamente para a chuva. De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a ocorrência de chuva, tornando-se forte no Norte e Centro a partir do meio da tarde. No Litoral Oeste, a chuva será em geral fraca. 

Mas, ainda à boleia da depressão 'Gabriel', a chuva não vem sozinha; vem acompanhada pelo vento que se tornará forte no litoral e nas terras altas. Já o céu apresentar-se-á geralmente muito nublado. Se está em regiões com altitude acima dos 800 metros, prepare-se para enfrentar a neve. 

Na grande Lisboa, mais especificamente, o céu estará geralmente muito nublado e haverá períodos de chuva. Por isso, não deixe o guarda-chuva em casa. Quanto ao vento, será essencialmente fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) a partir da tarde.

No grande Porto, o céu não variará muito do panorama nacional, sendo que estará geralmente muito nublado. Haverá também períodos de chuva, por vezes forte a partir do meio da tarde. Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 60 km/h, a partir do meio da tarde.

O IPMA emitiu também para hoje um aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva persistente e por vezes forte entre as 15h00 de hoje e as 00h00 de quinta-feira para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto.

Quanto às temperaturas, é de esperar uma máxima de 14ºC e uma mínima de 9ºC em Lisboa, enquanto que no Porto a mínima poderá descer aos 6ºC. Em Coimbra, a máxima será de 13ºC e a mínima de 7ºC, enquanto que em Faro a máxima subirá aos 17ºC e a mínima aos 10ºC. 

Na sexta-feira, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso laranja devido à agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 5,5 a 7 metros, com altura máxima que poderá atingir 12 a 14 metros.

O aviso laranja para aqueles sete distritos do continente vai estar em vigor entre as 6h00 e as 18h00 de sexta-feira.

Também na sexta-feira, os distritos de Setúbal, Beja e Faro vão estar entre as 00h00 e as 18h00 sob aviso amarelo devido à agitação marítima com ondas de noroeste com quatro a cinco metros. Segundo o IPMA, o aviso laranja é o segundo de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório