Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Utentes avaliaram os hospitais. Eis os melhores e os piores

A DECO quis saber como têm sido as experiências dos portugueses nos hospitais em Portugal e, para isso, questionou quase dois mil portugueses. Os resultados foram agora publicados num relatório. De destacar que a avaliação é feita à experiência que cada português questionado teve numa ida ao hospital, não sendo o hospital no seu todo que é avaliado, mas sim determinadas variáveis (ida às urgências, internamentos e consultas externas).

Utentes avaliaram os hospitais. Eis os melhores e os piores
Notícias ao Minuto

11:05 - 29/01/19 por Patrícia Martins Carvalho

País DECO

Mais de 1.700 portugueses responderam às perguntas da DECO sobre as experiências hospitalares, o que permitiu à Associação de Defesa do Consumidor elaborar um relatório, concluindo que os hospitais públicos não são os preferidos dos portugueses.

No entanto, a DECO sublinha que as instituições hospitalares com nota mais reduzida “foram, ainda assim, bem avaliadas”.

“Todos os 42 hospitais estudados registaram mais de 74% na apreciação global. Em síntese, os portugueses dão um voto de confiança aos seus hospitais, mas mantêm uma vigilância exigente", lê-se no relatório que também destaca que "esperas mais curtas e confortáveis, menos ruído, opções alimentares que vão ao encontro das preferências e necessidades dos doentes, e servidas a horas adequadas, assim como melhor comunicação com o hospital, são áreas prioritárias".

As boas experiências

De acordo com o referido relatório, o que contribuiu para a avaliação positiva feita pelos utentes foi a “experiência proporcionada pelos profissionais de saúde e as condições dos hospitais”.

Notícias ao Minuto© DECO Proteste

Assim, no que diz respeito a idas às Urgências, 95% dos portugueses referiu que a sua melhor experiência teve lugar na CUF Infante Santo (Lisboa) e no Hospital de Angra do Heroísmo (Açores). Depois seguiram-se a CUF Descobertas (Lisboa), com 92% das respostas, e o Hospital Ponta Delgada e o Hospital de Famalicão (90%).

Quanto ao internamento, o prémio vai para o Hospital de São Bernardo, em Setúbal (98%). A medalha de prata é entregue ao Hospital Curry Cabral, em Lisboa (96%) e a de bronze ao Hospital dos SAMS, também em Lisboa (95%). Já o Hospital de Beja reuniu 93% das preferências, enquanto o Hospital Dr. José Almeida (Cascais) e o Hospital de Santo António (Porto) foram a melhor experiência para 92% dos inquiridos.

Relativamente às consultas externas, a CUF Infante Santo (Lisboa) e o Hospital de São Bernardo (Setúbal) voltam a merecer a confiança dos utentes com 98% dos votos. Seguem-se o Hospital Curry Cabral e o Hospital dos Lusíadas, ambos em Lisboa, com 96% das preferências e o IPO do Porto e o Hospital do SAMS, em Lisboa, a recolherem 95% dos votos.

Ou seja, em termos gerais, os portugueses tiveram as suas melhores experiências hospitalares na CUF Infante Santo, em Lisboa (98%), no IPO do Porto (97%), no Hospital Curry Cabral, em Lisboa (95%), no Hospital do SAMS, em Lisboa (94%) e no Hospital Dr. José Almeida, em Cascais (92%).

As experiências menos boas

Notícias ao Minuto© DECO Proteste 

Os hospitais com pior classificação em relação ao atendimento nas Urgências foram o de Faro e o de Santarém (67%), seguidos pelos hospitais Barreiro-Montijo e S. José, este último em Lisboa (66%), pelo Hospital S. Teotónio, em Viseu (63%) e pelo Hospital Amadora-Sintra, em Lisboa (62%).

No que diz respeito ao internamento, os utentes apontaram que as piores experiências foram vividas no Hospital Sousa Martins, na Guarda (82%), no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures (81%), no Hospital de São Pedro, em Vila Real (78%) e nos hospitais de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, e Egas Moniz, em Lisboa (73%).

As piores consultas externas tiveram lugar no Hospital de Angra do Heroísmo, nos Açores (80%) no Hospital de S. Pedro, em Vila Real (78%), nos hospitais de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, e Egas Moniz, em Lisboa (73%) e no Hospital de Vila Nova de Famalicão (69%).

Para terminar, em termos gerais, o hospital que registou mais experiências menos boas foi o de São Pedro, em Vila Real (80%), os hospitais Amadora-Sintra, em Lisboa, e o de Faro (78%), o Hospital Egas Moniz, em Lisboa (76%) e o Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira (74%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório