Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Lisboa: De olho em restaurantes e roulotes, ASAE detetou falta de higiene

A ASAE fiscalizou 48 estabelecimentos e determinou a suspensão - total ou parcial – de 13. Autoridade avisa que estas ações vão continuar nos bairros lisboetas, por forma a garantir “a leal e sã concorrência entre os operadores económicos do setor, promovendo-se assim defesa do consumidor”.

Lisboa: De olho em restaurantes e roulotes, ASAE detetou falta de higiene
Notícias ao Minuto

08:49 - 28/01/19 por Melissa Lopes

País Fiscalização

Numa operação realizada na semana passada, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) fiscalizou estabelecimentos de restauração e bebidas localizados nos bairros históricos da cidade de Lisboa para verificação do cumprimento dos requisitos de segurança alimentar bem como outras regras disciplinadoras desta atividade económica.

Em comunicado, a ASAE dá conta de que, no total, foram fiscalizados 48 operadores económicos, incluindo estabelecimentos fixos e unidades amovíveis, vulgo roulotes.

Dessa ação resultaram dois processo crime, um por violação de denominação de origem protegida (DOP) em queijos e outro por bebida falsificada.

Além disso, foram instaurados 26 processos de contraordenação destacando-se como principais infrações o incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, a falta ou deficiente implementação do HACCP, a falta de requisitos em géneros alimentícios, a falta de inviolabilidade de galheteiros (obrigatória no setor da restauração), entre outras, faz saber esta autoridade.

Por fim, foi determinada a suspensão parcial ou total da atividade de sete restaurantes e seis estabelecimentos amovíveis (roulotes) por se ter verificado o incumprimento dos requisitos de higiene obrigatórios.

A ASAE avisa que estas ações irão manter-se nos restantes bairros da capital lisboeta, que acolhem os turistas que nos visitam, de forma a garantir “a leal e sã concorrência entre os operadores económicos do setor, promovendo-se assim defesa do consumidor”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório