Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"Acredito, com certeza, que José Sócrates não vai a julgamento"

Quem o diz é o advogado do antigo primeiro-ministro no dia em que o semanário Expresso noticia o início não oficial da investigação a José Sócrates.

"Acredito, com certeza, que José Sócrates não vai a julgamento"
Notícias ao Minuto

13:35 - 26/01/19 por Patrícia Martins Carvalho

País João Araújo

A manchete deste sábado do semanário Expresso dá conta de uma “investigação secreta” a José Sócrates que teve por base uma denúncia da Caixa Geral de Depósitos e que arrancou antes da investigação oficial.

Segundo a referida notícia, o início da investigação ao antigo líder socialista remonta a um relatório que o banco público enviou, em abril de 2013, à Polícia Judiciária dando conta de transferências bancárias consideradas suspeitas - a investigação oficial data de julho desse mesmo ano.

"Desconhecemos a racionalidade económica e financeira que está subjacente às transferências emitidas por Carlos Manuel Santos Silva, no valor de 600 mil euros, para a conta de Maria Adelaide Carvalho Monteiro (funcionando esta como 'conta de passagem'), a qual posteriormente transferiu de forma fracionada, num período de cerca de seis meses, a quantia de 450 mil euros para a conta de José Sócrates Pinto de Sousa", lê-se no documento a que o Expresso teve acesso.

A notícia não é nova, aliás, nas palavras do advogado de José Sócrates, proferidas esta manhã na antena da TVI24, trata-se de uma “não-notícia”, uma vez que já em 2014 o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias noticiavam que o Ministério Público tinha sido alertado pela CGD para a transferência de milhares de euros para a conta bancária do antigo primeiro-ministro de Portugal.

A novidade agora é que, no início do ano, o juiz Ivo Rosa obrigou o procurador Rosário Teixeira a divulgar o conteúdo por inteiro dos processos administrativos abertos pela CGD quando, até aqui, pouco ou nada era conhecido a propósito destes documentos e isto porque as primeiras sessões da fase de instrução da Operação Marquês arrancam esta semana.

Para João Araújo o que é importante na notícia publicada hoje pelo Expresso é o facto de ter existido uma “investigação secreta a um cidadão sem que ninguém soubesse”, defendendo que as transferências bancárias em causa são “legais”. 

“Não percebo onde está a ilegalidade das transferências. Todos os dias se fazem transferências bancárias de pais para filhos, para netos”, apontou, referindo ainda que “é verdade que fizeram uma investigação secreta que esconderam de toda a gente e agora fazem-na aparecer porque querem esconder outras coisas”.

Quanto àquele que será o resultado da fase de instrução da Operação Marquês, João Araújo não tem dúvidas: “A minha previsão é que não avança. Acredito, com certeza, que José Sócrates não vai a julgamento”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório