Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Defesa reúne 600 mil documentos pesquisáveis no "portal da memória"

O Ministério da Defesa Nacional lançou hoje o "Portal da Memória", que permite a pesquisa e o acesso a documentação histórica do património de seis arquivos, 26 bibliotecas e dez museus militares e da Defesa.

Defesa reúne 600 mil documentos pesquisáveis no "portal da memória"
Notícias ao Minuto

21:37 - 25/01/19 por Lusa

País Ministério

O portal hoje apresentado no Museu Militar, em Lisboa, conta com 629.55 registos pesquisáveis, como documentos de arquivo, cartas, relatórios e peças museológicas de 42 instituições da área militar e da Defesa.

Integrando o programa de modernização administrativa 'Simplex +', o 'Portal da Memória' dirige-se a estudantes, investigadores, mas também à população em geral, disse o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, acrescentando esperar que a medida venha a permitir aumentar o conhecimento sobre a história e a realidade das Forças Armadas.

De acordo com o secretário-geral do Ministério da Defesa Nacional, João Ribeiro, o projeto levou dois anos a ser concluído e implicou "26 mil horas de trabalho", num investimento de cerca de 500 mil euros, dos quais 300 mil da União Europeia.

O projeto incluiu o tratamento de milhares de documentos do arquivo do antigo ministro da Defesa Santos Costa, que ocupou o cargo entre 1957 e 1958, e que foram encontrados "em caixotes" no Forte de São Julião da Barra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório