Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

PSP com "dispositivo policial necessário" para a final da Taça da Liga

A PSP garantiu esta sexta-feira ter planeado o "dispositivo policial necessário" para a final da Taça da Liga de futebol, entre o FC Porto e o Sporting, amanhã, em Braga, um encontro considerado de "risco elevado". Nas conferências de antevisão do encontro, Sérgio Conceição disse querer chegar à baliza leonina, enquanto o técnico-adjunto de Keizer prometeu "um Sporting mandão".

PSP com "dispositivo policial necessário" para a final da Taça da Liga
Notícias ao Minuto

15:00 - 25/01/19 por Lusa com Notícias ao Minuto

País Segurança

Segundo o subintendente Paulo Colaço, a ação da PSP terá como objetivo, "enquanto força de segurança, impedir que os adeptos do FC Porto e do Sporting se juntem", tendo para isso delineado percursos separados para os adeptos de cada equipa até ao Estádio Municipal de Braga, onde se disputa o jogo, com início às 19h45.

Desta forma, os adeptos do FC Porto, que vão ficar colocados na bancada nascente, "devem tomar o mesmo percurso que tomaram na meia-final com o Benfica", salientou o operacional, em conferência de imprensa, enquanto os aficionados do Sporting vão ver o jogo da bancada poente e "têm que trilhar o percurso que foi feito no ano passado na meia-final que opôs o Sporting ao FC Porto".

Os portistas terão o ponto de encontro junto às bilheteiras do estádio e os sportinguistas na zona de S. Frutuoso: "Locais completamente opostos", referiu.

A PSP informou que tem destacado para o jogo um dispositivo que integra "diferentes valências", com destaque para a Unidade Distrital de Informações Desportivas, Equipas de Intervenção Rápida, Equipas de Investigação Criminal, Equipas de Trânsito, o Corpo de Intervenção e o Grupo Operacional Cinotécnico, equipas de trânsito e ainda polícia no centro da cidade, nas chamadas 'Fan Zone'.

A PSP alertou ainda que nas imediações do estádio o trânsito estará cortado e que poderão "apenas circular autocarros de grupos organizados de adeptos, transportes urbanos de Braga e os autocarros das equipas".

Para evitar constrangimentos, as autoridades aconselham a que os adeptos se desloquem para o estádio "com a devida antecedência", instando à utilização dos transportes públicos e deixando um apelo para o comportamento dos adeptos.

"À semelhança do que aconteceu nas meias-finais, o contributo dos adeptos é extremamente importante para que isto seja verdadeiramente uma festa. Muito importante, não adotar comportamentos geradores de violência e incentivar o 'fair-play'", assinalou.

As portas do Estádio Municipal de Braga abrem às 17h15, duas horas antes do início do encontro entre o FC Porto e o Sporting.

"Cabe-nos descobrir a melhor forma de chegar à baliza" do Sporting

Na conferência de antevisão do encontro de amanhã, o técnico do FC Porto sublinhou que, uma vez que, "não sabemos como o adversário irá jogar (...), [por isso] cabe-nos descobrir a melhor forma de chegar à baliza adversária e perceber que esse equilíbrio em termos defensivos será essencial para não sofrermos. Queremos muito vencer este título e estamos preparados."

Mais, disse Sérgio Conceição, o objetivo "é ganhar o jogo nos 90' minutos", mas, confessou, "estivemos a bater penáltis. Nós trabalhamos isso! Eu não estive, estive a observar. (risos)". O treinador dos dragões deixou ainda uma palavra sobre a polémica que marcou os últimos dias e que envolve o árbitro Fábio Veríssimo, considerando que "devia haver uma proteção maior aos árbitros".

"O Sporting vai continuar a ser mandão"

Sem Marcel Keizer, que se encontra na Holanda devido a questões familiares, coube ao técnico-adjunto Rodolfo Correia fazer a antevisão do encontro com o FC Porto. Na conferência de imprensa também lamentou o ambiente criado em torno da arbitragem, pediu "alterações" ao calendário e prometeu uma equipa "mandona" este sábado, no Estádio Municipal de Braga.

"Temos que pensar que o Sporting entra em todos os jogos para vencer, isso tem sido bem representado. Essas não são as nossas ideias, entramos em campo para ganhar", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório