Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Resgate de Julen: Pai de um dos mineiros era português e morreu num poço

Eduardo Augusto Alves morreu em 1995, durante uma explosão de uma mina de carvão.

Resgate de Julen: Pai de um dos mineiros era português e morreu num poço

Lázaro Alves Gutiérrez é um dos oito mineiros da Brigada de Salvamento de Hunosa que tentam resgatar o pequeno Julen do interior de um poço em Málaga, onde caiu há mais de 10 dias, a 13 de janeiro.

Além do já conhecido percurso profissional, que inclui o resgate, em 2017, do corpo de um especialista em grutas que morreu em Vizcaya, sabe-se agora que o espanhol é filho de um mineiro português, natural de Bragança, que morreu há 24 anos, no fundo de um poço, com 400 metros de profundidade, conta o jornal El Español

O acidente aconteceu no dia 31 de agosto de 1995. Eduardo Augusto Alves, um português a viver em Espanha há cerca de 15 anos, fez o que fazia todos os dias. Desceu um poço, com 400 metros de altura, para extrair carvão, assim como outros 13 colegas mineiros.

Só que este não foi um dia como os outros. Um violento incêndio deflagrou na sequência de uma explosão no interior do poço San Nicolás, nas Astúrias, matando toda a equipa, numa madrugada que ficou conhecida por ‘Noite Negra’.

Apesar de ter ficado sem o pai, neste acidente de trabalho, quando era apenas uma criança, Lázaro decidiu seguir-lhe os passos e abraçar a profissão de mineiro.

Hoje pertence à equipa, considerada de elite, da Brigada de Salvamento de Hunosa que tenta, a todo o custo, tirar Julen, de dois anos, do poço onde caiu no dia 13 de janeiro, e é comandado pelo engenheiro Sergio Tuñon, o mesmo homem que, em 1995, fez parte da equipa de resgate que tirou o corpo do seu pai do poço San Nicolás.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório