Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

É estudante universitário e atleta? Temos boas notícias para si

Foi aprovado em Conselho de Ministros o Estatuto do Estudante-Atleta.

É estudante universitário e atleta? Temos boas notícias para si
Notícias ao Minuto

17:38 - 24/01/19 por Filipa Matias Pereira

País Estatuto

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal) congratula-se pela aprovação do Estatuto do Estudante-Atleta, esta quinta-feira em Conselho de Ministros. Esta era, como refere o comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, "uma reivindicação antiga do Desporto Universitário português que produzirá um impacto direto na vida dos estudantes-atletas nacionais".

Para a Federação, "a promulgação do Estatuto do Estudante-Atleta trará novos estímulos à conciliação dos estudos com o percurso desportivo dos estudantes-atletas nacionais, com repercussão direta no aumento dos índices de prática desportiva na população mais jovem". 

Quanto aos direitos, explica ainda FADU Portugal, em causa está a "relevação de faltas, o adiamento da entrega e apresentação de trabalhos, assim como da realização de momentos de avaliação que coincidam com competições desportivas, e a admissão da escolha de turmas e horários mais adequados à conciliação com a atividade desportiva. Destaque ainda para a possibilidade dos estudantes-atletas realizarem dois exames adicionais em época especial de exames".

Mas estes estudantes têm também deveres, nomeadamente o facto de estarem "incumbidos de um modo geral de desenvolver a prática desportiva de forma exemplar, cumprindo com as regras desportivas e éticas de cada modalidade e dentro dos princípios do fair-play". Têm ainda de defender e respeitar o nome do estabelecimento de ensino que representam e de ter aproveitamento escolar.

Para o presidente da FADU, Daniel Monteiro, “o estatuto agora aprovado visa facilitar a conciliação das chamadas carreiras duais - a académica e a desportiva, representando mais um passo para a valorização social do Desporto. Apesar do atraso, esta é uma reforma muito positiva para o Desporto português e, por isso, a FADU reforça o agradecimento ao executivo por ter atendido às exigências dos estudantes-atletas portugueses.”

Recomendados para si

;
Campo obrigatório