Meteorologia

  • 31 MAIO 2020
Tempo
27º
MIN 19º MÁX 29º

Edição

Explorações agropecuárias faziam descargas na Ribeira dos Milagres

A GNR detetou duas descargas de águas residuais, no concelho de Leiria.

Explorações agropecuárias faziam descargas na Ribeira dos Milagres

A GNR de Leiria detetou, nos dia 16 e 17 de janeiro, duas descargas de águas residuais, na Ribeira dos Milagres e os seus afluentes, provenientes de explorações agropecuárias, no concelho de Leiria.

A força de segurança estava a realizar uma ação de avaliação e monitorização da Bacia Hidrográfica do Rio Lis, quando os militares detetaram descargas de águas, "com resíduos industriais, sem qualquer tratamento sanitário, efetuadas diretamente para um afluente daquele rio", pode ler-se no comunicado enviado às redações. 

A GNR encetou diversas diligências e acabou por identificar os pontos de origem das descargas. Explica ainda a força de segurança que se tratam de resíduos que "apenas podem ser valorizados através da sua colocação em terrenos agrícolas, para efeitos de fertilização ou, em alternativa, podem ser encaminhados para estações de tratamento, sendo proibido o seu encaminhamento para linhas de água". 

Como resultado desta ação foram elaborados dois autos de notícia pelo crime de poluição dos recursos hídricos, crime este punido com pena de prisão até três anos ou pena de multa até 600 dias, tendo os factos sido remetidos para o Tribunal Judicial de Leiria.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório