Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Parlamento português condena assassínio de autarca polaco Pawel Adamowicz

O parlamento português aprovou hoje, por maioria, votos de condenação e pesar, do PS e do CDS, pelo assassínio de Pawel Adamowicz, presidente da câmara de Gdansk, na Polónia.

Parlamento português condena assassínio de autarca polaco Pawel Adamowicz
Notícias ao Minuto

12:21 - 18/01/19 por Lusa

País Pesar

No texto apresentado, os socialistas condenam "o brutal ataque que levou ao falecimento de Pawel Adamowicz".

"A violência do ataque foi condenada unanimemente, surgindo demonstrações de solidariedade por todo o país, que tem sido palco de uma polarização política nem sempre saudável. Adamowicz era também uma das vozes da tolerância e dos valores democráticos num contexto de recrudescimento da extrema-direita no seu país", lê-se ainda no texto.

O texto do PS foi aprovado por unanimidade.

Já o voto de condenação e pesar apresentado pelo CDS, recorda-se a carreira do autarca, como um "cristão empenhado na democracia".

"Não se conhecendo, até ao momento, as razões que motivaram este ato cobarde contra Adamowicz, em democracia, o recurso à violência como forma de afirmar convicções políticas ou defender pontos de vista é inaceitável e injustificável", descrevem os centristas no texto.

O voto do CDS foi aprovado por maioria, dade que o PCP votou contra e o BE absteve-se.

O presidente da Câmara de Gdansk, Pawel Adamowicz, morreu na segunda-feira, um dia depois de ter sido esfaqueado, numa cerimónia pública, disse um médico de um hospital universitário da cidade polaca.

O suspeito do esfaqueamento -- que já foi detido e está a ser submetido a um exame psiquiátrico -- tinha acabado de cumprir uma pena de cinco anos e meio, por assalto a bancos.

O suspeito, um jovem de 27 anos, usou uma faca de 14, 5 centímetros para o ataque ao autarca de Gdansk, tendo gritado, após o esfaqueamento, que tinha sido preso injustamente pelo movimento político a que o autarca pertencia (Plataforma Cívica).

As autoridades investigam agora as condições de segurança em que decorreu a cerimónia pública de domingo, uma festa de instituição de caridade, em que Adamowicz foi esfaqueado, nomeadamente procurando esclarecer como o jovem conseguiu credencial para entrar na cerimónia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório