Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Novo comandante da Zona Marítima do Norte focado na segurança e socorro

O novo comandante da Zona Marítima do Norte, capitão-de-mar-e-guerra Cruz Martins, tomou hoje posse e estabeleceu como prioridades a segurança das pessoas, o salvamento e socorro, a fiscalização e policiamento e as ações de cidadania marítima.

Novo comandante da Zona Marítima do Norte focado na segurança e socorro
Notícias ao Minuto

17:27 - 17/01/19 por Lusa

País Matosinhos

"Irei procurar servir de forma eficiente toda a comunidade marítima, a atividade portuária e todos aqueles que procuram e aproveitam as áreas do domínio publico marítimo, quer a nível profissional quer a nível pessoal", afirmou durante a cerimónia de tomada de posse, nas instalações do Comando de Zona Marítima, em Leça da Palmeira, em Matosinhos, distrito do Porto.

No âmbito da Autoridade Marítima Nacional, o comandante, que substitui no cargo Rodrigues Campos, exerce ainda as funções de chefe do Departamento Marítimo do Norte, comandante regional da Polícia Marítima do Norte, capitão dos portos do Douro e Leixões e comandante local da Polícia Marítima do Douro e Leixões.

Entre as suas prioridades, Cruz Martins falou na importância de continuar a garantir a salvaguarda da vida humana no mar, vincando ser essencial atuar em tempo útil e em estreita colaboração com as entidades com competências complementares nesta área de salvamento marítimo.

Outros dos seus focos são a fiscalização e policiamento das áreas de domínio público marítimo, nomeadamente no combate articulado à criminalidade por rio e mar e na proteção e preservação dos recursos naturais.

Dentro desta área, o comandante falou numa "especial atenção" à pesca ilegal, assim como às medidas de proteção e segurança de quem anda no mar.

"É essencial que quem anda no mar cumpra as regras de segurança de salvaguarda de vida humana em caso de acidentes", frisou.

Para que os jovens sejam no futuro adultos informados, o capitão-de-mar-e-guerra referiu que vai continuar a desenvolver junto das escolas ações de cidadania marítima, sensibilizando-os para a importância da adoção de medidas preventivas no mar.

Também as comunidades marítimas serão alvo de ações de demonstração prática de utilização de meios e equipamentos de emergência, algo que considera fundamental para quem usa embarcações, adiantou.

Cruz Martins adiantou ainda que vai querer dinamizar os faróis, de forma a que as pessoas continuem a visitá-los de forma gratuita, naquela que apelida de uma "política de abertura ao público".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório