Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Enfermeiros avançam com greve entre 22 e 25 de janeiro

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) e o Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira (SERAM) decidiram avançar com a greve pré-agendada para final deste mês por "falta de consenso" nas negociações com o Governo.

Enfermeiros avançam com greve entre 22 e 25 de janeiro
Notícias ao Minuto

12:01 - 17/01/19 por Notícias ao Minuto

País Sindicatos

O Governo e os sindicatos de enfermeiros retomaram hoje as negociações, mas, ao final da manhã desta quinta-feira duas estruturas sindicais anunciaram que irão avançar para a greve em vários hospitais, sendo que a paralisação terá lugar ainda este mês, estando agendada para entre os dias 22 e 25 de janeiro.

Confirma-se, pois, o segundo cenário por "falta de consenso" entre a tutela e as estruturas sindicais. 

Esta greve vai decorrer por regiões, tal como explicou José Carlos Martins, presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), em declarações transmitidas pela TVI24. Assim sendo, no dia 22 a greve vai decorrer em Lisboa e Vale do Tejo, a 23 no Centro, a 24 no Norte do país e a 25 de janeiro no Sul

O sindicalista acrescentou ainda que esta é "uma greve para todos os enfermeiros, em centros de saúde ou hospitais". 

A paralisação, saliente-se, estava já pré-convocada e a confirmação de que o protesto vai mesmo acontecer surgiu após o fracasso da reunião desta manhã.

"Da parte do SEP e do SERAM, importa realçar que o Governo assumiu em definitivo 1,5% para o efeito dos descongelamento das progressões em funções públicas (...) e essa é uma das razões fortes para a greve, um dia por região, de 22 a 25", disse José Carlos Martins. 

Saliente-se ainda que esta quinta-feira também os sindicatos da greve cirúrgica serão recebidos pela ministra da Saúde. Na quarta-feira, outros sindicatos dos enfermeiros, mais pequenos, assumiram as baixas expectativas para a retoma de negociações, hoje, com o Governo e avisavam que ou avançam efetivamente as negociações ou avança a "greve cirúrgica".

[Notícia atualizada com mais informação às 12h37]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório