Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Suspeito de roubar e-mails do Benfica detido. Um passo para a verdade?

Já andava na mira das autoridades "há algum tempo" mas a sua detenção só ocorreu esta quarta-feira, fora das fronteiras nacionais, na Hungria. Rui Pinto, cidadão português de 30 anos, é suspeito de ter acedido ilegalmente aos e-mails do clube da Luz. Benfica saúda aquilo que diz esperar ser um passo para a verdade.

Suspeito de roubar e-mails do Benfica detido. Um passo para a verdade?
Notícias ao Minuto

08:28 - 17/01/19 por Notícias Ao Minuto

País Justiça

A Polícia Judiciária e a Procuradoria-Geral da República anunciaram esta quarta-feira, ao final do dia, a detenção do hacker alegadamente responsável por ter roubado e-mails ao Sport Lisboa e Benfica, no âmbito de uma operação designada ‘Cyberduna’.

Rui Pinto, de 30 anos e de nacionalidade portuguesa, foi detido em Budapeste, capital da Hungria, e “já era perseguido” pelas autoridades “há já algum tempo”.

"A detenção ocorreu hoje [quarta-feira], em Budapeste, com a intervenção da congénere húngara e com a participação da PJ - que estavam em cooperação estreita - e no âmbito de um mandado de detenção europeu e de uma decisão de investigação europeia", revelou Carlos Cabreiro, em conferência de imprensa realizada na sede da PJ, depois do anúncio. 

O diretor da Unidade de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da PJ nunca confirmou o nome do detido, admitindo, porém, tratar-se "de um suspeito que a PJ já procurava há algum tempo, pela prática de determinados crimes e cujo nome já foi muito difundido na comunicação social".

Carlos Cabreiro disse ainda ser "prematuro" associar o suspeito a crimes cometidos contra algumas instituições desportivas, como Benfica, FC Porto, Sporting ou Doyen, embora tenha adiantado que o mesmo "é detido por tentativa de extorsão, acesso ilegítimo e exfiltração de dados de algumas instituições, inclusive do próprio Estado".

"Agora, seguir-se-ão os trâmites normais de transferência de detidos quando ocorrem no âmbito de um mandado de detenção. A extradição para Portugal acontecerá dentro de um prazo razoável, entre três semanas a um mês", transmitiu o diretor da UNC3T.

De acordo com Carlos Cabreiro, o hacker pode incorrer numa pena de prisão "até 10 anos", embora "haja várias penas associadas aos vários tipos de crime".

De acordo com a PJ, "em causa estão factos suscetíveis de integrarem crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo".

Rui Pinto, sublinhe-se, é suspeito de ser o mentor da página Football Leaks - que tem divulgado vários casos polémicos do futebol português -, sendo também suspeito de ter entrado no sistema informático do Sport Lisboa e Benfica para ter acesso a e-mails que depois foram divulgados na internet.

O caso daria posteriormente origem ao processo e-Toupeira que envolveu o clube. No passado dia 21 de dezembro, a Benfica SAD foi ilibada dos 30 crimes de que era acusada (28 crimes de falsidade informática,  um de recebimento indevido de vantagem e outro por corrupção ativa). Já  antigo assessor jurídico, Paulo Gonçalves, será julgado por corrupção no âmbito desse processo. 

Benfica reage: Um passo para a verdade

Após ter sido revelada pelas autoridades a detenção do hacker suspeito de ‘roubar’ e-mails aos ‘encarnados’, a SAD do Benfica reagiu dizendo esperar que a detenção do alegado responsável pelo acesso ilegítimo ao correio eletrónico do clube seja um passo para chegar à verdade e às motivações do ataque.

"A Sport Lisboa e Benfica - Futebol SAD estará, como sempre esteve, à disposição das autoridades e espera que este seja um passo importante para que se chegue à verdade e às motivações que possam ter estado por trás de um crime que tantos danos causou e continua a causar ao Sport Lisboa e Benfica", lê-se num comunicado.

"O Sport Lisboa e Benfica respeita e seguirá atentamente o desenvolvimento do processo. Reitera que dará todo o seu contributo - na medida em que este lhe for solicitado - para que se descubra a verdade", rematam as 'águias'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório