Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Crimes de hacker do Benfica podem chegar aos dez anos de prisão

O diretor da Polícia Judiciária responsável pela unidade que deteve Rui Pinto falou, esta quarta-feira à noite, aos jornalistas na sequência da detenção de Rui Pinto.

Crimes de hacker do Benfica podem chegar aos dez anos de prisão
Notícias ao Minuto

20:42 - 16/01/19 por Patrícia Martins Carvalho

País PJ

Rui Pinto foi detido hoje em Budapeste, na Hungria. Se a detenção ocorreu em casa, na via pública ou em outro lugar, Carlos Cabreiro não revelou.

O diretor da Unidade de Combate ao Cibercrime da Polícia Judiciária disse apenas aos jornalistas, na sede da PJ, em Lisboa, que a detenção ocorreu esta quarta-feira, defendendo que “os pormenores da operação em si não são relevantes”.

Sem nunca utilizar o nome de Rui Pinto, mas também sem nunca corrigir todos os jornalistas que o fizeram, Carlos Cabreiro disse que o português de 30 anos está detido e que a transferência para Portugal irá decorrer “dentro de um prazo razoável que pode ser entre três semanas a um mês”.

“Agora seguem-se os trâmites normais para a transferência de detidos”, sublinhou o responsável, que acrescentou que Rui Pinto não ofereceu qualquer resistência às autoridades no momento da detenção.

Admitindo que se trata de um “suspeito que a Polícia Judiciária procurava, há algum tempo, pela prática de determinado tipo de crimes”, Carlos Cabreiro não confirmou tratar-se do hacker que roubou e-mails do Benfica, dizendo que é “prematuro estar a ligá-lo a qualquer alvo em concreto”.

Questionado sobre as penas que Rui Pinto arrisca, o responsável da PJ lembrou que alguns dos crimes cometidos são punidos com “penas de prisão que podem ir até aos dez anos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório