A Polícia Judiciária deteve um homem de 30 anos, de nacionalidade portuguesa, suspeito da prática dos crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo.
Em comunicado conjunto enviado às redações, a PJ recorda que sob o suspeito pendia um mandado de detenção europeu e, pese embora não divulgue em que país o homem foi detido, faz saber que os inspetores portugueses estão a “acompanhar presencialmente a execução da detenção e das diligências subsequentes”.
Quanto ao local da detenção, a SIC Notícias garante que a mesma foi levada a cabo em Budapeste, capital da Hungria.
Embora a nota divulgada não revele a identidade do suspeito, todos os órgãos de comunicação social estão a avançar com a informação de que se trata de Rui Pinto, o hacker de 30 anos que terá, alegadamente, invadido o sistema informático do Benfica e roubado e tornado públicos vários e-mails referentes a elementos do clube.
Rui Pinto, recorde-se, é suspeito de ser o mentor da página Football Leaks - que tem divulgado város casos polémicos do futebol português -, sendo também suspeito de ter entrado no sistema informático do Sport Lisboa e Benfica para ter acesso a e-mails que depois foram divulgados na internet.
Este crime deu, inclusive, origem a uma investigação que é conhecida pelo nome e-toupeira.