Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Mais de 27 mil copos reutilizáveis usados no fim de ano em Lisboa

Mais de 27 mil copos reutilizáveis foram usados no fim de ano, entre 29 de dezembro e 01 de janeiro, na Praça do Comércio, em Lisboa, segundo dados avançados à agência Lusa.

Mais de 27 mil copos reutilizáveis usados no fim de ano em Lisboa
Notícias ao Minuto

20:14 - 14/01/19 por Lusa

País EGEAC

Na informação enviada, a Sociedade Central de Cervejas dá conta de que foram utilizados 27.155 copos, dos quais 16.760 foram recolhidos sujos e 10.395 não foram devolvidos.

Questionada pela agência Lusa, fonte oficial da empresa municipal EGEAC -- Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural disse que estiveram cerca de 240 mil pessoas na Praça do Comércio nas três noites.

Citado em comunicado, o diretor de comunicação e relações institucionais da Sociedade Central de Cervejas, Nuno Pinto Magalhães, afirma que os copos reutilizáveis constituem "um modelo verdadeiramente sustentável de gestão de copos reutilizáveis", com o objetivo de incentivar "o consumidor a devolver o seu copo, recebendo o depósito de volta".

Nuno Pinto Magalhães reforça que este modelo, "em que é dada a possibilidade ao consumidor de devolver o copo, após o uso, recebendo o valor de caução, é mais adequado à sustentabilidade ambiental, pois permite, após a devida lavagem, ser de novo utilizado numa ótica genuína do conceito de reutilização".

Em novembro, aquando da apresentação da programação de Natal e Passagem do Ano, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina (PS), informou que os dois programas representam um investimento de 670 mil euros, tendo a EGEAC acrescentado que "uma parte muito substancial deste valor" é assegurada por patrocínios.

Nessa altura, a presidente da EGEAC, Joana Cardoso, destacou também que não seriam permitidas garrafas de vidro no Terreiro do Paço e que os copos utilizados iriam ser reutilizáveis, à semelhança do ano anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório