Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Propriedade da 'Ilustre Casa de Ramires' está à venda por 990 mil euros

Moradia e quinta estão disponíveis para compra e custam menos de um milhão de euros.

Propriedade da 'Ilustre Casa de Ramires' está à venda por 990 mil euros
Notícias ao Minuto

12:14 - 14/01/19 por Patrícia Martins Carvalho

País Resende

A Casa da Torre da Lagariça, localizada na freguesia de São Cipriano, em Resende, no distrito de Viseu, serviu de inspiração a Eça de Queiroz para escrever a obra ‘A Ilustre Casa de Ramirez’.

Agora, 119 anos depois da sua publicação, a torre, a casa e o pomar estão à venda por 990 mil euros numa conhecida imobiliária em Portugal.

De referir que a Torre da Lagariça foi construída na primeira metade do século XII para servir de ponto de vigia e prisão, tendo um papel importante de defesa do Douro durante a reconquista cristã.

Só depois é que foi construído o casario para habitação de fidalgos em torno da torre, essa “antiquíssima Torre, quadrada e negra sobre os limoeiros do pomar que em redor crescera, com uma pouca de hera no cunhal rachado, as fundas frestas gradeadas de ferro, as ameias e a miradoura bem cortadas no azul de Junho”, conforme a descreve o próprio Eça de Queiroz no livro ‘A Ilustre Casa de Ramires’.

Quanto à propriedade, a mesma tem um total de 700 metros quadrados de área útil, com o lote a ocupar 59.999 metros quadrados. Em termos de assoalhadas são 20, das quais 10 são quartos, estando o imóvel classificado como sendo de Interesse Público desde 1977.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório