Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Segurança Social encerra lar ilegal no concelho de Belmonte

O Instituto da Segurança Social (ISS) e a GNR encerraram hoje, "com caráter de urgência", um lar de idosos que funcionava ilegalmente em Caria, Belmonte, sendo que os responsáveis serão detidos, confirmou à Lusa fonte oficial do ISS.

Segurança Social encerra lar ilegal no concelho de Belmonte
Notícias ao Minuto

18:40 - 10/01/19 por Lusa

País ISS

Em resposta escrita às questões da agência Lusa, o ISS informou que estavam naquele espaço cinco idosos "em situação de risco iminente" e confirmou que existem suspeitas de maus-tratos.

"Esta ação decorreu em estreita articulação com o Destacamento da GNR da Covilhã, em virtude de se encontrar atualmente em curso um processo de inquérito crime que tem por objeto o equipamento ilegal em causa e os seus responsáveis, tendo em conta indícios da ocorrência de maus-tratos aos utentes acolhidos", é referido.

À hora de almoço, a SIC já tinha noticiado esta operação, que decorreu em Caria, concelho de Belmonte, distrito de Castelo Branco, e revelava que os responsáveis pelo lar são um casal e uma filha, que também moram na casa em questão.

Na resposta à Lusa, o ISS esclarece que o processo teve origem numa "denúncia anónima" e que a intervenção que se encontra em curso no dia de hoje naquela localidade "decorre da emissão de mandados de busca pelos serviços competentes do Ministério Público, no âmbito do mencionado inquérito crime".

"O estabelecimento tinha a seu cargo cinco idosos, incluindo a mãe da proprietária, que se encontravam numa situação de perigo iminente", acrescenta o ISS.

O ISS explica ainda que para a ação de hoje também foi também "solicitada a colaboração da autoridade de saúde local para avaliação do estado de saúde dos utentes" e que estes "serão encaminhados para os serviços de medicina legal para avaliação".

Quanto às pessoas que estavam a explorar aquele equipamento ilegal, vão ser detidas pelas forças de segura e presentes em Tribunal na sexta-feira, segundo informação que foi transmitida ao ISS pelas autoridades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório