Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Estes três produtos são ilegais, alerta Infarmed

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) alertou para a existência de mais dois produtos para emagrecimento e outro de disfunção erétil que contêm substâncias que só podem ser utilizadas em fármacos e sem autorização de venda em Portugal.

Estes três produtos são ilegais, alerta Infarmed
Notícias ao Minuto

07:35 - 10/01/19 por Lusa

País Medicamentos

Segundo uma nota do Infarmed, os três produtos, que foram agora detetados na Alfândega, contêm substâncias que só podem ser usadas em medicamentos e a sua utilização é proibida em Portugal.

Na nota disponível hoje na página da Internet da Autoridade do Medicamento, o Infarmed alerta para a ilegalidade do produto 'Stiff Days', em cápsulas, que contém substâncias destinadas ao tratamento da disfunção erétil.

"Após análise no laboratório do Infarmed, verificou-se que este produto contém a substância ativa sildenafil, que se destina à melhoria do desempenho sexual", refere o Infarmed.

A Autoridade do Medicamento salienta que não está garantida a qualidade, segurança e eficácia do produto, por isso, a sua utilização é proibida em Portugal.

O 'UP Life', em cápsulas, foi outro dos produtos detetado na Alfândega, tendo-se verificado após análise que contém as substâncias ativas hidroclorotiazida (com efeitos diuréticos) e sibutramina (substância destinada ao emagrecimento e que foi retirada do mercado europeu, por constituir um risco para a saúde.

O Infarmed detetou também o produto 'Moder Diet', em cápsulas, com substâncias ativas hidroclorotiazida, a qual tem efeitos diuréticos, e sibutramina, destinada ao emagrecimento e que foi retirada do mercado europeu, por constituir um risco para a saúde.

Por isso, o Infarmed alerta as entidades que dispõem destes produtos para que não os podem "vender, dispensar ou administrar" e que devem comunicar de imediato com a autoridade do medicamento.

"Os utentes que disponham destes produtos não os devem utilizar, devendo entregar as embalagens em causa na farmácia para posterior destruição, através da Valormed", adianta o Infarmed.

O produto tem, provavelmente, origem em vendas através da Internet, não tendo sido, segundo o Infarmed, detetado no circuito legal de venda de medicamentos (por exemplo, farmácias).

Na semana passada, o Infarmed já tinha alertado para a deteção na Alfândega dos produtos 'PowerFite' e 'Diet Slim', dois "medicamentos ilegais" por não terem autorização de introdução no mercado em Portugal e conterem substâncias ativas que apenas podem ser utilizadas em fármacos.

Estes produtos, em cápsulas, contêm substâncias destinadas ao tratamento da hipertensão, obesidade e ansiedade.

Dias depois, o Infarmed alertou para a ilegalidade dos produtos "Redux -Redutor de Medidas" e "Composto Natural Dieta" com substâncias destinadas ao tratamento da hipertensão, obesidade, ansiedade e obstipação.

Na quarta-feira, o Infarmed alertou que o produto Japan Tengsu é um "medicamento ilegal" por conter substâncias destinadas ao tratamento da disfunção erétil que apenas podem ser utilizadas em fármacos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório