Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Presidente da Madeira enaltece clima de paz social como motor da retoma

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, enalteceu hoje o clima de paz social e de estabilidade na região, como fatores para a retoma económica que a região atravessa.

Presidente da Madeira enaltece clima de paz social como motor da retoma
Notícias ao Minuto

14:02 - 09/01/19 por Lusa

País Governo Regional

fundamental percebermos que a nossa sociedade, hoje na Madeira, vive um clima de paz social e estabilidade e isto é uma bênção", afirmou durante a cerimónia de entrega de apoios do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM) 2020.

O governante considerou que, numa sociedade dominada pelos conflitos e com problemas de integração, "pode originar um clima de inibição do investimento e um clima de desconfiança relativamente às instituições e aos outros".

"Estamos a viver um bom momento com um conjunto de investimentos que estão a ser concretizados na região, sejam públicos sejam privados e tudo isso nunca acontece por acaso", disse.

Hoje, o executivo contratualizou ajudas relativas ao apoio à realização de operações, no âmbito da estratégia de desenvolvimento local da Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira, num total de 14 candidaturas aprovadas, representando um valor de 1,3 milhões de euros, tendo aproveitado para fazer um balanço do período governativo.

"Eu não sei se fica bem ou fica mal falar das consequências das políticas, mas eu, como governante, sou obrigado a transmitir aos cidadãos os efeitos das políticas que assumi com todos", disse.

Recordou que quando iniciou as funções governativas era intenção retomar o crescimento económico e o investimento, garantindo uma diminuição do desemprego, indicadores que considera estarem a ser atingidos.

Falando em Câmara de Lobos (PSD), disse que é o concelho que melhor aproveita os fundos comunitários na região.

As 14 candidaturas aprovadas e apoiadas contemplam investimento em atividades não agrícolas em zonas rurais e em serviços básicos para a população rural, designadamente o reforço dos serviços básicos para populações rurais, recuperação e valorização do património rural e infraestruturas coletivas de pequena escala.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório