Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Enfermeiros mantêm pré-aviso de greve após reunião com Governo

Ficou agendada uma nova reunião negocial para dia 11 de janeiro.

Enfermeiros mantêm pré-aviso de greve após reunião com Governo
Notícias ao Minuto

20:01 - 04/01/19 por Natacha Nunes Costa

País Carreira

Os sindicatos dos enfermeiros estiveram, esta sexta-feira, reunidos com o Governo para tentar chegar a acordo sobre a carreira dos profissionais de saúde.

Após a reunião negocial, Lúcia Leite, líder da Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) disse que, apesar desta ter sido a primeira vez que os enfermeiros tiveram oportunidade de “trabalhar as diferenças entre as duas propostas” relativamente ao conteúdo funcional da categorias destes profissionais de saúde, os sindicatos vão manter o pré-aviso de greve.

Está em apreciação por parte do Governo e dos ministérios da Saúde e das Finanças a possibilidade de nos apresentarem uma carreira com três categorias e esta é uma abertura que esperamos com expectativa que venha a acontecer. Contudo, o pré-aviso mantém-se”, explicou Lúcia Leite aos jornalistas acrescentando que nos próximos dias vão tentar um memorando de entendimento com o Executivo de António Costa.

“Decidimos tentar um memorando de entendimento que enviaremos, a partir de hoje, ao Governo para, através da assinatura desse memorando com a ministra da Saúde e o ministro das Finanças podermos cancelar a próxima greve, se houver esses compromissos. Se não houver esses compromissos, no dia 14 iniciaremos a greve cirúrgica”, garantiu.

A líder da Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) revelou ainda que ficou agendada para o dia 11 de janeiro, na próxima sexta-feira, uma nova negociação.

No final das declarações, tempo ainda para recordar as reivindicações dos enfermeiros. “O que nós pretendemos é que haja um descongelamento imediato de todos os enfermeiros, respeitando a integração na nova tabela sem comprometer a progressão. Que todos tenham esse descongelamento no imediato, que haja um reconhecimento do suplemento de especialista para todos os enfermeiros que já foram identificados pelas instituições e que estão à espera de abertura de vagas. Em relação à carreira, estamos dependentes de duas questões: de que a carreira tenha efetivamente três categorias e que haja um acordo de protocolo negocial, uma adenda de pelo menos 90 dias, que nos permita debater em ACT todas as matérias que não são resolvidas através do diploma”, concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório