Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Como se proteger do frio em segurança. Os conselhos da Proteção Civil

Proteção Civil recomenda cuidados na utilização de equipamentos de aquecimento, particularmente nestes dias mais gélidos, em que a população mais procura aquecer-se.

Como se proteger do frio em segurança. Os conselhos da Proteção Civil
Notícias ao Minuto

10:20 - 04/01/19 por Notícias Ao Minuto

País Recomendações

Face às temperaturas baixas que se fazem sentir por todo o país, a Proteção Civil recomenda à população um conjunto de comportamentos para combater o frio mas em segurança.

Assim, verifique se equipamentos de aquecimento se encontram em boas condições de funcionamento e não utilize equipamentos de aquecimento de exterior (esplanadas) em espaços interiores.

Se utilizar lareiras, salamandras ou equipamentos a gás mantenha a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde.

De forma a evitar incêndios ou intoxicações, a Proteção Civil recomenda que desligue os equipamentos de aquecimento quando se deitar ou quando sair de casa.

Além disso, tenha especial atenção com os idosos e crianças para evitar queimaduras e se utilizar cobertores elétricos, cumpra as instruções de segurança e desligue-os antes de se deitar.

Para se proteger das temperaturas baixas, evite a exposição prolongada ao frio e as mudanças bruscas de temperatura; use várias camadas de roupa adequada à temperatura ambiente, proteja as extremidades do corpo, use luvas, gorro, meias quentes e cachecol e ingira bebidas e alimentos quentes.

A Proteção Civil realça ainda para ser particularmente vigilante relativamente a familiares ou a vizinhos em situação de maior isolamento.

De sublinhar que as temperaturas vão continuar baixas, estendendo-se ao longo da próxima semana, com algumas regiões a enfrentar mínimas negativas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório