Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

SOS Racismo acusa TVI de "branquear crimes racistas"

Organização diz que programas do canal de Queluz são “guarnecidos” por figuras públicas com posições racistas como “Barra da Costa, Quintino Aires, Susana Garcia e André Ventura”.

SOS Racismo acusa TVI de "branquear crimes racistas"

A organização SOS Racismo condenou, esta quinta-feira, a TVI por ter convidado para o programa ‘Você na TV’, apresentado por Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes, Mário Machado, líder do movimento de extrema-direita Nova Ordem Social.

Numa publicação partilhada no Facebook, Mamadou Ba, líder do SOS Racismo, explica que a TVI não pode justificar o convite a Mário Machado com a liberdade de expressão quando este já esteve “mais de 12 anos preso ao longo da sua vida por vários crimes, alguns envolvendo crimes de ódio racial”, como, recorda a organização, a morte de Alcino Monteiro, na qual ficou provado o envolvimento do mesmo.

Mas Mamadou Ba vai mais longe. Garante que este não é caso único na estação de Queluz e acusa os responsáveis deste canal de televisão de darem espaço a comentários racistas e xenófobos.

O cardápio de figuras públicas com posições racistas nos programas da TVI é guarnecido por personagens como Barra da Costa, Quintino Aires, Susana Garcia ou André Ventura. Todos estes foram já motivo de queixas e processos na Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) por declarações racistas”, reporta a organização, acrescentando que se esta é uma “estratégia empresarial para alcançar mais audiência, ela revela-se torpe e imoral”.

O SOS Racismo refere ainda que este tipo de escolhas não tem nada a ver com liberdade de expressão ou censura, mas sim, “entre democracia e ódio racial” e que, por esta razão, o canal de televisão em questão não pode utilizar os códigos éticos e deontológicos dos jornalistas para justificar convites a pessoas como Mário Machado.

A direção editorial da TVI e os seus responsáveis não se podem esconder por detrás do biombo da liberdade de expressão para branquear os crimes racistas nem para legitimar o regresso do nazi-fascismo”, conclui Mamadou Ba.

Recorde-se que a presença de Mário Machado no programa 'Você na TV' desta quinta-feira está a gerar polémica e já originou várias queixas na ERC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório