Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

PowerFite e Diet Slim proibidos em Portugal. São "ilegais"

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) advertiu hoje que os produtos 'PowerFite' e 'Diet Slim' são "medicamentos ilegais" por não terem autorização de introdução no mercado em Portugal e conterem substâncias ativas que apenas podem ser utilizadas em fármacos.

PowerFite e Diet Slim proibidos em Portugal. São "ilegais"
Notícias ao Minuto

15:05 - 03/01/19 por Lusa

País Infarmed

Segundo o Infarmed, estes produtos, em cápsulas, contêm substâncias destinadas ao tratamento da hipertensão, obesidade e ansiedade.

"Atendendo a que não está garantida a qualidade, segurança e eficácia destes produtos, a sua utilização é proibida em Portugal", afirma a Autoridade Nacional do Medicamento num comunicado publicado na sua página na internet.

O Infarmed alerta as entidades que dispõem destes produtos para que não os podem "vender, dispensar ou administrar" e que devem comunicar de imediato com a autoridade do medicamento.

"Os utentes que disponham destes produtos não os devem utilizar, devendo entregar as embalagens em causa na farmácia para posterior destruição, através da Valormed", adianta o Infarmed.

A autoridade do medicamento refere que estes produtos foram detetados na alfândega, no âmbito do protocolo de colaboração entre o Infarmed e a Autoridade Tributária e Aduaneira, destinado ao combate à falsificação de medicamentos.

De acordo com o Infarmed, os produtos têm, provavelmente, origem em vendas através da Internet, não tendo sido detetados no circuito legal de venda de medicamentos, como por exemplo nas farmácias.

Após análise no laboratório do Infarmed, verificou que o PowerFite contém as substâncias ativas furosemida, hidroclorotiazida, fluoxetina e bupropiom, as quais têm efeitos diuréticos e antidepressivos.

Contém ainda sibutramina, substância destinada ao emagrecimento e que foi retirada do mercado europeu, por constituir um risco para a saúde.

O Infarmed também verificou que o Diet Slim - Reeducador alimentar contém as substâncias ativas furosemida, fluoxetina, e bupropiom, as quais têm efeitos diuréticos e antidepressivos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório