Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Coletes Amarelos já avisaram a Câmara de protesto em Lisboa

Coletes Amarelos portugueses pretendem fazer novo protesto já este sábado, dia 5 de janeiro.

Coletes Amarelos já avisaram a Câmara de protesto em Lisboa
Notícias ao Minuto

08:50 - 02/01/19 por Notícias Ao Minuto

País Manifestação

Os Coletes Amarelos portugueses marcaram novas datas para protestar, sendo Lisboa, Porto e Faro as principais cidades onde pretendem manifestar-se, mesmo depois do assumido fracasso da primeira ação do género, no passado dia 21 de dezembro.

Uma das datas definidas para os próximos protestos é o próximo dia 5, este sábado. Ao Notícias ao Minuto, António Martinho, que se apresenta como fazendo parte da União Coletes Amarelos Portugal (Ucap) diz que a Câmara Municipal de Lisboa já foi informada sobre o protesto, que terá novamente como palco a zona do Marquês de Pombal.

“Visto serem de novo várias ações de protesto a nível nacional, a maioria independentes, com ideal concentração em Lisboa, Porto e Faro, pretendemos fazer uma circular para todas as câmaras a informar como pedido por lei”, acrescenta numa resposta enviada por email.

O protesto dá pelo nome ‘Vamos lá Portugal – Protesto Nacional’ e está agendado para o próximo dia 5 de janeiro e para os sábados seguintes: dia 12, 19 e 26. O mesmo responsável refere ainda que, na organização do protesto, a Ucap está a servir-se de uma ferramenta de trabalho em grupo ou cooperativo chamada 'Slack', um software ao qual ainda se estão a "adaptar". 

As reivindicações para este protesto, lê-se no evento das manifestações previstas para Lisboa, Porto e Faro, são: “o combate efetivo à corrupção com inibição de cargos públicos”; “aumento do salário mínimo nacional para os 700 euros no setor público e no setor privado”; “redução do preço dos combustíveis”; “redução do IVA da eletricidade para 6%” e, de forma genérica, “redução do IVA e do IRC”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório