Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Dê as boas-vindas a 2019: Primeiros dias vão fazê-lo 'bater o dente'

A passagem de ano, já se sabia, vai ser fria. E os primeiros dias de 2019? Vão ser de bater o dente, prevendo-se "um acentuado arrefecimento noturno".

Dê as boas-vindas a 2019: Primeiros dias vão fazê-lo 'bater o dente'
Notícias ao Minuto

08:58 - 31/12/18 por Melissa Lopes

País IPMA

Os meteorologistas já tinham avisado que nos últimos dias do ano iria predominar, na maioria do território continental, céu limpo que, de braços dados ao frio, dariam as boas-vindas ao novo ano. Um quadro meteorológico que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) se iria manter até ao dia 1, exceção feita ao Algarve, onde existe uma probabilidade baixa de ocorrência de precipitação fraca.

E os primeiros dias do já tão badalado 2019? Amanhã, dia 1, o céu apresentar-se-á pouco nublado ou limpo, com  possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal.

E se acha que tem estado frio, prepare-se. O IPMA prevê um “acentuado” arrefecimento noturno, a começar logo no dia 1, com formação de geada nas regiões do interior, em especial Norte e Centro. As temperaturas mínimas irão descer. Situação que se irá manter ao longo da semana. 

Vejamos: As temperaturas mínimas, em Lisboa, vão descer até aos 4ºC, na quinta-feira, e deverão rondar os 5ºC ao longo dos dias seguintes. No Porto, as mínimas vão situar-se entre os 4ºC e os 5ºC durante a semana. Já em Braga, as temperaturas vão mesmo chegar a 0ºC de quinta-feira em diante. Para Bragança, as temperaturas mínimas previstas apontam para -1 ºC e -2ºC.

Castelo Branco registará mínimas de 1ºC e 2ºC. Ligeiramente mais quente, mas ainda assim fria, Coimbra vai ter mínimas entre os 3ºC e os 4ºC. Assim como AveiroViana do Castelo, Évora, Beja e Setúbal. No Algarve, onde as temperaturas costumam ser mais 'simpáticas', as mínimas vão oscilar entre os 7ºC e os 9ºC durante a semana, em Faro

Quanto às  temperaturas máximas, estas devem variar entre 14 e 17ºC, exceto no interior Norte e Centro onde deverão oscilar entre 8 e 13ºC. 

O IMPA sublinha também a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns vales do interior Norte e Centro e na faixa costeira da região Centro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório