Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Madeira assume "novamente" custos do helicóptero de combate a fogos

O Governo da Madeira vai suportar "novamente" os custos da operação do helicóptero de combate a incêndios florestais no próximo ano, afirmou hoje o chefe do executivo, Miguel Albuquerque, criticando o Governo da República por não assumir esse encargo.

Madeira assume "novamente" custos do helicóptero de combate a fogos
Notícias ao Minuto

17:43 - 28/12/18 por Lusa

País Governo Regional

fundamental perceber que para umas coisas somos portugueses de primeira, mas para outras infelizmente somos portugueses de segunda", disse o governante no quartel dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz, zona leste da Madeira, onde procedeu à entrega de oito viaturas a oito corporações.

Miguel Albuquerque recordou que o Governo central assumiu este ano os custos do aluguer de 55 helicópteros de combate a fogos florestais, mas não o fez em relação ao que ficou estacionado na Madeira entre junho e outubro deste ano.

"Como a Madeira não faz parte - parece - do mesmo país, são os contribuintes da Madeira que tiveram de assumir as despesas da deslocação, manutenção e intervenção do helicóptero", afirmou, realçando, no entanto, que em 2019 o executivo regional vai suportar novamente esses custos, na ordem dos 1,2 milhões de euros.

Entretanto, oito corporações de bombeiros da região autónoma receberam hoje cada uma um Veículo Especial Técnico-Tático (VETA), no âmbito de um investimento do governo de 3 milhões de euros na aquisição de 36 viaturas.

"Neste momento, já estão 20 veículos entregues e até junho do próximo ano vamos entregar os 16 veículos que faltam", disse Miguel Albuquerque.

O chefe do executivo indicou, por outro lado, que em fevereiro de 2019 será apresentado o novo sistema de deteção de incêndios florestais através infravermelhos, abrangendo toda a ilha da Madeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório