Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Direção Geral "desmente em absoluto" distúrbios na prisão de Bragança

A Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais nega incidentes na prisão de Bragança e informa que a única situação "anómala" foi a de alguns papeis que foram queimados dentro de um caixote do lixo. Corpo da guarda prisional, por seu turno, fala em distúrbios motivados pela falta de tabaco.

Direção Geral "desmente em absoluto" distúrbios na prisão de Bragança
Notícias ao Minuto

15:38 - 28/12/18 por Melissa Lopes

País Prisão

Questionada pelo Notícias ao Minuto sobre os alegados distúrbios na prisão de Bragança, a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) “desmente, em absoluto, que se tenha verificado quaisquer tipo de incidentes” no Estabelecimento Prisional de Izeda.

De acordo com a DGRSP, os reclusos regressaram às celas, após o almoço, sem qualquer tipo de problemas, pelo que não houve recurso à força ou à utilização de meios coercivos. Também não há registo de ferimentos em ninguém.

A única ocorrência anómala, adianta a DGRSP, verificada até ao presente momento no Estabelecimento Prisional de Izeda foi a de "alguns papéis que foram queimados dentro de um caixote do lixo", garantindo que a "situação imediatamente sanada". 

No entanto, de acordo com o corpo da guarda prisional,  reclusos da ala principal do Estabelecimento Prisional de Izeda recusaram regressar às celas, após o almoço e incendiaram caixotes do lixo e colchões, uma situação motivada pela falta de tabaco, disse a mesma fonte à agência Lusa. Os presos queriam comprar tabaco na cantina do estabelecimento prisional, mas a quantidade autorizada para esta semana já está esgotada, detalhou. 

Os alegados incidentes ocorrem numa altura que o corpo da guarda prisional está em greve para exigir a revisão do estatuto, atualização da tabela remuneratória, criação de novas categorias, um novo subsídio de turno, alteração dos horários de trabalho e novas admissões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório