Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal condena ataque contra intalações do MNE da Líbia

O Governo português condenou hoje o ataque de terça-feira às instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Líbia, que matou três pessoas e feriu outras 21 e foi reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Portugal condena ataque contra intalações do MNE da Líbia
Notícias ao Minuto

10:02 - 27/12/18 por Lusa

País Governo

"O Governo português condena o ataque terrorista às instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros líbio, cometido em Trípoli, e endereça às famílias das vítimas as suas mais sinceras condolências", afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros português em comunicado.

No mesmo comunicado, Portugal expressou "solidariedade para com as autoridades legítimas da Líbia e para com o povo líbio" e reiterou "o seu empenho na erradicação do terrorismo".

O ataque de terça-feira às instalações do Ministério dos Negócios Estrangeiros fez três mortos e 21 feridos, segundo as autoridades líbias.

Durante a tarde, uma viatura armadilhada explodiu perto do edifício do ministério, o que levou as forças de segurança a dirigirem-se para o local.

Aproveitando a 'manobra de diversão', um bombista suicida entrou no prédio e fez-se explodir no segundo andar, enquanto um outro homem morreu à entrada, quando explodiu uma mala que levava.

O terceiro atacante, que estava desarmado e levava um colete à prova de balas, foi morto pelas forças de segurança fora do edifício.

A missão da Organização das Nações Unidas (ONU) na Líbia (Manul) e a embaixada britânica condenaram o ataque terrorista, que foi, entretanto, reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico.

A Líbia vive em estado de desordem desde a queda do regime de Muammar Kadhafi em 2011, com o país dividido entre várias fações rivais, um governo de união nacional apoiado pela comunidade internacional e, no leste, um governo paralelo apoiado por uma fação dos militares liderada pelo marechal Khalifa Haftar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório