Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Centro de Interpretação da Serra da Estrela promove Rota dos Socalcos

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), com sede em Seia, no distrito da Guarda, promove na quinta-feira um percurso interpretativo pela Rota dos Socalcos, na envolvente da aldeia de Cabeça, foi hoje anunciado.

Centro de Interpretação da Serra da Estrela promove Rota dos Socalcos
Notícias ao Minuto

15:04 - 26/12/18 por Lusa

País CISE

O percurso pedestre, que integra a rede de Caminhos das Aldeias de Montanha, "desenvolve-se na envolvente da pitoresca aldeia de montanha de Cabeça que, por estes dias, se veste de Natal, constituindo uma excelente oportunidade para desfrutar da natureza e das tradições mais típicas desta aldeia serrana", segundo a organização.

O percurso proposto apresenta um grau de dificuldade baixo e inicia-se e termina na povoação de Cabeça, no concelho de Seia, na Serra da Estrela.

"No trajeto de 2.850 metros percorrem-se áreas de socalcos e nas margens da ribeira sobressaem bosquetes de azereiros e azevinhos, testemunhos da vegetação natural do vale em épocas anteriores ao último período glaciário", refere o CISE em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

A fonte acrescenta que parte da rota se insere na área de estudo do projeto "Preservação das Relíquias da Laurissilva Continental" (LIFE-Relict) que, naquela região, tem como principal objetivo a preservação das comunidades de azereiro existentes.

Na aldeia de Cabeça que acolhe, até ao dia 01 janeiro, a 5.ª edição do evento "Cabeça, Aldeia Natal", destaca-se o casario tradicional, considerado "um dos melhores exemplos de uma povoação de traça típica em xisto, na Serra da Estrela", segundo o CISE.

"A singularidade da aldeia eleva-se em dezembro, altura em que as ruas ganham outra vida e se transformam numa verdadeira 'Aldeia Natal', ostentando uma decoração ecológica, simples e muito criativa", remata.

A aldeia de Cabeça oferece aos visitantes "uma festa genuína e sustentável, inspirada nos valores e simplicidade do Natal na montanha".

"Neste conceito, onde não há lugar para o Pai Natal, encontramos uma aldeia autêntica em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira Aldeia de Natal", de acordo com a Câmara Municipal de Seia.

O projeto "Cabeça, Aldeia Natal" resulta de uma parceria entre o Conselho Diretivo dos Baldios da Cabeça, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) e o município de Seia.

A iniciativa integra o Plano de Animação da EEC PROVERE iNature, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Centro 2020 - Programa Operacional Regional do Centro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório