Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Emigrante português distribuiu presentes às crianças internadas em Leiria

Numa data tão especial, em particular para as crianças, foram os mais novos o alvo de todas as atenções do Pai Natal.

Emigrante português distribuiu presentes às crianças internadas em Leiria
Notícias ao Minuto

12:44 - 26/12/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Solidariedade

Que criança não sonha em conhecer o Pai Natal? São certamente muito poucas as que, conhecendo a tradição do homem vestido de vermelho, não gostariam de lhe puxar as longas barbas. E foram umas quantas aquelas que tiveram a oportunidade de o conhecer no dia de Natal.

Gilberto Mota Francisco, emigrante português a residir em França, todos os anos veste o fato do Pai Natal e vai aos hospitais distribuir presentes. Esta tradição, que já dura há 36 anos em terras gaulesas, começou depois de Gilberto e a esposa terem perdido o filho poucos dias depois do Natal.

O facto de o menino ter estado internado fez com que o casal se apercebesse de como é difícil para as crianças hospitalizadas manterem o ânimo nesta altura do ano.

E assim nasceu uma iniciativa que também já chegou a Portugal, mais concretamente à zona de Leiria de onde Gilberto é natural.

Tal como mostrou a SIC, o emigrante francês, na companhia de um grupo de amigos e família, deslocou-se ao Hospital de Leiria para entregar centenas de presentes aos mais novos que passaram o Natal na ala pediátrica.

As prendas são, por norma, as que as crianças pediram nas cartas ao Pai Natal, mas há pedidos que são impossíveis de concretizar, na medida em que não dependem de Gilberto.

“Há crianças que pedem que haja paz e que os pais não sofram, não pedem nada para elas. É uma grande tristeza porque não posso fazer nada”, disse o emigrante português.

Além das crianças, o grupo de amigos e voluntários também distribuiu presentes e sorrisos pela ala dos adultos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório