Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Até às 12h só circularam 41 dos 243 comboios programados pela CP

Paralisação termina esta noite mas na quarta-feira ainda poderá haver perturbações à circulação.

Até às 12h só circularam 41 dos 243 comboios programados pela CP
Notícias ao Minuto

13:14 - 25/12/18 por Lusa

País Paralisação

A greve de hoje na CP - Comboios de Portugal fez com que até às 12h tivessem circulado 17% dos comboios programados, segundo o mais recente balanço da transportadora que garante o cumprimento dos serviços mínimos.

"Até às 12h da manhã, circularam 41 comboios, dos quais 32 pertencentes aos serviços mínimos, que foram decretados pelo Tribunal Arbitral para os serviços urbanos de Lisboa e Porto. O número de comboios programados até esta hora era de 243", indica a CP em comunicado.

Contactada pela agência Lusa, fonte da empresa garantiu que os serviços mínimos estão a ser integralmente cumpridos.

No primeiro dia de greve iniciada na segunda-feira às 12h realizaram-se 47% dos comboios, ou seja, 589 de um total programado de 1.256.

A paralisação termina hoje à meia noite, mas a CP espera que na quarta-feira a circulação ainda tenha perturbações.

A paralisação foi convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) e pela Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária (ASCEF), que contestam o "incumprimento do acordado com o Governo, em setembro de 2017, referente ao recrutamento de 88 trabalhadores operacionais [...] da área comercial itinerante e para as bilheteiras da CP".

As duas estruturas sindicais afirmam que o executivo e a CP estão em "incumprimento para com os trabalhadores" que representam na negociação da contratação coletiva desde 01 de outubro deste ano, referindo que "têm realizado várias iniciativas e apelos junto da empresa e do Governo para que o processo negocial fosse concretizado, não tendo até ao momento obtido qualquer respostas às propostas do Acordo de Empresa e regulamento de carreiras apresentadas".

Conforme anunciado na sexta-feira, os serviços mínimos da greve dos trabalhadores da CP incluem a circulação de quase 190 comboios, nos serviços urbanos de Lisboa, nos urbanos do Porto, na Linha de Cascais e na Linha de Setúbal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório