Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 29º

Metade dos helicópteros do INEM não cumpre requisitos técnicos

O INEM tem quatro helicópteros ao serviço e só dois cumprem os requisitos técnicos exigidos no contrato de 38,7 milhões de euros, noticia hoje o Jornal de Notícias (JdN).

Metade dos helicópteros do INEM não cumpre requisitos técnicos
Notícias ao Minuto

09:16 - 24/12/18 por Lusa

País Babcock

Segundo o jornal, dos dois que não cumprem os requisitos técnicos exigidos, "um tem pior 'performance' e outro ultrapassa o limite de idade".

A fornecedora, a Babcock, garante que estas duas aeronaves estão a voar com autorização do INEM.

Uma das regras do contrato, assinado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e pela Babcock, em agosto deste ano, define que as aeronaves não deverão ter "mais de 20 anos sobre a sua data de fabrico à data da sua utilização".

Todavia, escreve o jornal, "desde a entrada em vigor do contrato, o aparelho colocado em Évora viola os requisitos técnicos (...). A empresa colocou ali um Bell 412, construído em 1997. Ou seja, a completar os 21 anos".

Já quanto ao héli destacado para Macedo de Cavaleiros, que veio substituir o que ficou destruído no acidente de Valongo em 15 de dezembro, "não cumpre os requisitos de 'performance'", escreve o JdN.

Questionada pelo JdN, fonte oficial da empresa diz que está a atuar com o acordo do INEM quanto "à substituição temporária do helicóptero que opera a partir de Évora" e que "previsivelmente em março de 2019" chegará um novo helicóptero à base alentejana.

Quanto ao aparelho que substituiu o destruído em Valongo, a mesma fonte referiu ao jornal que a prioridade foi "a reposição urgente do serviço" e assegurou que será "oportunamente" substituído por um aparelho com as características exigidas. Neste caso, também tem o acordo do INEM, assegurou.

O JN questionou também o INEM e os SPMS, mas não obteve resposta.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório