Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Marcelo fala dos 1,8 milhões de pobres e insiste no cuidador informal

O Presidente da República disse este domingo que é preciso olhar para os 1,8 milhões de portugueses em situação de pobreza e frisou ser necessário adotar medidas como a criação do estatuto do cuidador informal.

Marcelo fala dos 1,8 milhões de pobres e insiste no cuidador informal
Notícias ao Minuto

20:40 - 23/12/18 por Lusa

Política Presidentes

Numa intervenção no Palácio de Belém, onde recebeu a 'Luz da Paz', uma iniciativa em Portugal da Cáritas e dos Escuteiros, Marcelo Rebelo de Sousa reafirmou a necessidade da criação desse estatuto, depois de já o ter feito em novembro passado, quando considerou ser uma causa que "merece o esforço de todos".

Numa mensagem publicada na página da Presidência da República na Internet a propósito do Dia do Cuidador, Marcelo Rebelo de Sousa sustentou na altura que a criação de um estatuto próprio "é uma causa que é nacional", que "reúne o apoio de todos os partidos" e frisou que a continuará a defender "até que seja uma realidade".

Há uma semana, em Coimbra, o Presidente disse de novo que é um defensor do cuidador informal, frisando: "O fundamental é que haja um estatuto para o cuidador informal" em Portugal. A proposta de Lei de Bases da Saúde aprovada recentemente não reconhece esse estatuto.

Este domingo, no Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa voltou a referir-se ao tema, acrescentando que também são necessárias medidas para apoiar os que não podem sair de casa, referindo-se ao apoio domiciliário.

Na curta cerimónia no Palácio de Belém o Presidente recebeu a 'Luz da Paz', uma vela, que simboliza uma mensagem de paz, de amor e de solidariedade, pelo Corpo Nacional de Escutas e pela Cáritas, uma organização da Igreja Católica.

Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas, explicou a iniciativa (que começou na Áustria em 1986) e lamentou que ainda não se difundam regularmente informações sobre as situações de carência atendidas pelos serviços públicos e privados de ação social e pelo voluntariado social de proximidade

O responsável referiu dados de 2017 que dão conta que 18,3% dos portugueses vive em situação de pobreza. E apelou a que os portugueses coloquem a partir das 20:00 de segunda-feira uma vela na janela ou varanda de suas casas, por um mundo com mais justiça e solidariedade.

Marcelo Rebelo de Sousa falou também da necessidade de um mundo mais justo e solidário e, referindo-se a Portugal e aos seus 1,8 milhões de pessoas em situação de pobreza afirmou que não há paz onde há pobreza, desigualdade, injustiça, intolerância e incompreensão.

Sem uma "mudança apreciável" da parte de todos para enfrentar o problema o risco de pobreza e das desigualdades vai continuar, disse o Presidente, acrescentando: "enquanto não formos capazes, como país, de enfrentar este problema, a paz é um sonho mas não é uma realidade".

E a dois dias do Natal, Marcelo Rebelo de Sousa disse que o seu pensamento vai nesta quadra para os sem abrigo, sem família, os que estão detidos ou hospitalizados, que também têm "direito ao Natal mas que não têm Natal".

Salientando que o desafio central é "respeitar a dignidade das pessoas", Marcelo Rebelo de Sousa disse que este domingo os seus pensamentos não vão para os que têm um Natal privilegiado, nem para os que têm um Natal possível, mas sim para os que "não têm Natal nenhum".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório