Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Ferro Rodrigues enviou mensagem de pesar a homólogo indonésio

O presidente da Assembleia da República português, Eduardo Ferro Rodrigues, enviou hoje uma mensagem ao homólogo indonésio pelas "trágicas consequências do tsunami que atingiu o Estreito de Sunda", transmitindo "pesar e a mais profunda solidariedade" em nome do parlamento.

Ferro Rodrigues enviou mensagem de pesar a homólogo indonésio
Notícias ao Minuto

20:04 - 23/12/18 por Lusa

País Tsunami

"Neste momento de dor para a Indonésia e para o povo indonésio, quero transmitir a Vossa Excelência, em meu nome e em nome da Assembleia da República, o nosso pesar e a mais profunda solidariedade", pode ler-se numa mensagem enviada ao presidente da Câmara dos Representantes da Assembleia Consultiva do Povo da República da Indonésia, Bambang Soesatyo.

Pelo menos 222 pessoas morreram na sequência do tsunami ocorrido no sábado à noite, que os cientistas acreditam ter sido provocado pelo deslizamento submarino de terra, causado pela erupção do vulcão Anak Krakatau, que não acionou os alarmes por não se ter registado um forte terramoto.

"Foi com profunda consternação que tomei conhecimento das trágicas consequências do tsunami que atingiu o Estreito de Sunda na noite de ontem [sábado], provocando mais de duas centenas de vítimas mortais, milhares de feridos e avultados prejuízos materiais, em particular na região de Pandeglang, Província de Banten, Java", lamentou ainda.

Ferro Rodrigues garantiu que os pensamentos "estão uma vez mais com o povo indonésio", endereçando a manifestação de "sentido pesar" em particular com as famílias das vítimas.

Ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já tinha enviado uma nota ao homólogo indonésio de "sentidas condolências às famílias das vítimas" do tsunami, transmitindo "uma palavra de solidariedade" aos feridos.

O Governo português apresentou, entretanto, as condolências às famílias das vítimas do tsunami de sábado na Indonésia, manifestando "total solidariedade" com as autoridades e o povo indonésio.

A União Europeia (UE) manifestou hoje condolências à Indonésia e ofereceu apoio nas tarefas de resgate, depois do tsunami de sábado.

A Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia afirmou hoje que o tsunami de sábado causou 222 mortos, 843 feridos e 28 desaparecidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório