Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Novo edifício do IPO de Lisboa seria "um presente" nos 100 anos

O presidente do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, João Oliveira, afirmou que a construção do novo edifício junto à Praça de Espanha seria uma "espécie de presente" do centenário da instituição criada pelo cirurgião Francisco Gentil.

Novo edifício do IPO de Lisboa seria "um presente" nos 100 anos
Notícias ao Minuto

06:03 - 23/12/18 por Lusa

País João Oliveira

As obras do novo edifício, orçadas em 30 milhões de euros e que permitirão garantir o funcionamento do IPO no centro de Lisboa num horizonte temporal de 15 a 20 anos, estavam previstas arrancar este ano na sequência da assinatura em janeiro de 2017 um protocolo entre a instituição e a Câmara Municipal de Lisboa (CML).

Em entrevista à agência Lusa, a propósito dos 95 anos do IPO de Lisboa, que se assinalam no sábado, o novo presidente da instituição, João Oliveira, disse que seria "uma espécie de presente centenário" a sua construção, que já está planeada e que "tem vindo a merecer conversações" com a autarquia, que já integrou o edifício no "arranjo que está previsto para o enquadramento da praça de Espanha".

No edifício a construir, o IPO pretender reunir consultas externas, serviços de atendimento não programado, central de colheitas, laboratórios, hospital de dia de adultos, meios complementares de diagnóstico e terapêutica, fisioterapia, laboratórios, unidades técnicas de gastroenterologia, pneumologia, urologia, dermatologia e ainda a dádiva de sangue.

"É uma construção que esperamos que seja uma realidade e para a qual já existe uma parte do financiamento avançada, mas ainda precisa de mais elementos para se concretizar", disse o presidente do instituto, que assumiu o cargo em novembro.

Segundo João Oliveira, "já existem diversos contactos", mas "há partes do financiamento que ainda não estão asseguradas", sendo esse "o principal problema a resolver".

Sobre os 95 anos do instituto, que nasceu do sonho e do trabalho do médico Francisco Gentil, João Oliveira disse que são "uma data que não pode deixar de ser celebrada" e que vai servir de preparação e de lançamento das celebrações dos 100 anos do IPO.

"Temos a intenção de rodear estas comemorações de diversas iniciativas de caráter científico, mas também marcar a renovação que tem vindo a ocorrer, e que queremos intensificar, das instalações e das estruturas do instituto, acompanhadas de algumas formas organizacionais que pretendemos melhorar", adiantou.

As iniciativas previstas são a constituição de uma Comissão Organizadora, com personalidade do IPO e da sociedade civil, a criação do Prémio Científico de Investigação em Oncologia Francisco Gentil, uma conferência internacional sobre cancro, a modernização da Imagem do IPO e o lançamento de um novo 'website' e materiais informativos dirigidos aos doentes

Várias obras estão a decorrer no IPO de Lisboa para melhorar a resposta aos doentes, como a construção de um novo bloco operatório e de uma nova Unidade de Transplante de Medula, que estarão concluídas em 2019.

"O edifício novo é importante, mas todas estas obras que temos em curso ou projetadas são desafios, porque nos dias de hoje não é fácil manter os prazos, manter os custos, manter a funcionalidade das instalações durante as obras, porque não podemos parar", e sem prejudicar os doentes".

Além das instalações, existem "objetivos relacionados com a sustentabilidade económica, financeira, social e até ambiental" com "o aprofundamento do caráter de referência do instituto em relação ao Serviço Nacional de Saúde, com o reforço do reconhecimento e da maneira como o IPO é visto pelos restantes membros da sociedade".

"É para nós muito importante criar formas de organização no atendimento dos doentes que sejam simples e eficazes porque tudo o que hoje existe para pôr ao serviço dos doentes com cancro rodeia-se de uma enorme complexidade que obriga a gerir-se bem as trajetórias dos doentes, a subsidiariedade de uns atos em relação a outros, sem nunca perder de vista a utilidade que tenham efetivamente para os doentes", disse João Oliveira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório