Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Coletes Amarelos ao minuto: "É triste não ter a adesão que esperávamos"

Esta sexta-feira, os Coletes Amarelos portugueses ameaçam parar Portugal com protestos em todo o país. Pontes, fronteiras e autoestradas são os principais focos dos manifestantes.

Coletes Amarelos ao minuto: "É triste não ter a adesão que esperávamos"
Notícias ao Minuto

08:15 - 21/12/18 por Filipa Matias Pereira

País Manifestação

17h30: Lisboa: Cerca de 30 manifestantes permaneciam junto da praça Marquês de Pombal, em Lisboa, sem sinais de desmobilizar, mas também sem tomar qualquer iniciativa. A Polícia começou, entretanto, a deslocar os manifestantes para o passeio central da rotunda, com vista a reabrir o trânsito naquele local, apesar da resistência dos Coletes Amarelos

14h16: Lisboa: São menos os manifestantes que a esta hora se concentram no centro da capital. Porém, os presentes manifestam persistência e dizem que não vão desmobilizar. 

14h12: Aveiro: Os cerca de 50 manifestantes que participaram no protesto desmobilizaram hoje cerca das 13h00 com a promessa de realização de novas ações "em breve".

13h05: Balanço em Santarém:  Abrantes e Tomar somaram 26 pessoas, segundo a ronda feita pela Lusa, enquanto em Setúbal uma dezena de "coletes" esteve concentrada na rotunda dos Golfinhos.

Em vários dos pontos de protesto, o número de polícias presentes é superior ao de manifestantes.

13h04: Balanço na Guarda: Na Guarda, duas dezenas de pessoas aderiram à iniciativa, junto da rotunda do G, um dos principais acessos à cidade, e em frente da Câmara Municipal, sem causarem problemas no trânsito.

Durante o protesto empunharam duas bandeiras de Portugal e cartazes com mensagens como "Políticos = gatunos, corruptos, chulos", "A23/A25 nem uma borla. Deputados é só subsídios", "Chega de impostos para manter pançudos", "Basta de corrupção" e "Baixar os impostos".

13h03: Balanço em Faro: A concentração de cerca de uma centena de manifestantes, junto à entrada da cidade, que ocuparam continuamente as passadeiras para pões, causou pequenos atrasos no acesso à capital algarvia.

13h02: Balanço em Leiria: Em Leiria, perto de uma centena de manifestantes do protesto condicionaram o trânsito numa rotunda junto ao Estádio Municipal da cidade, onde a circulação de e para o Itinerário Complementar (IC) 2 foi cortada, durante alguns minutos, pela polícia.

Perto das 9h00, os participantes concentraram-se na rotunda da Almoínha Grande, onde o fluxo de trânsito ficou reduzido com o corte destas ligações.

13h01: Balanço em Viseu: Também no Centro, em Viseu, no Rossio, cerca de quatro dezenas de manifestantes condicionaram o trânsito atravessando continuamente as passadeiras, um método replicado por Coletes Amarelos em várias cidades para impedir a circulação de automóveis.

A praça está a receber desde as 7h00 de hoje manifestantes, a "conta-gotas".

"Estamos a contar com 300 a 400 pessoas ao longo do dia aqui no Rossio e vamos tentar causar algum impacto na via de trânsito com passagens alternadas nas passadeiras. Vamos ficar até às 00h30, que foi a hora que colocámos no documento entregue à Câmara", disse à Lusa um dos organizadores.

13h00: Balanço em Aveiro: Em Aveiro, às 9h00, a Estrada Nacional (EN) 109, junto ao nó de acesso à Autoestrada 25, esteve cortada momentaneamente por cerca de 40 elementos do protesto.

A PSP conseguiu desbloquear a estrada, mas os Coletes Amarelos voltaram minutos depois a fazer dois novos cortes, por curtos períodos de tempo.

12h59: Balanço em Braga: Todas as entradas norte da cidade, na rotunda das Infias, foram bloqueadas por mais de meia centena de Coletes Amarelos desde as 6h00, tendo-se registado algumas altercações com automobilistas que tentavam passar, mas sem gravidade. O trânsito já foi reposto com desmobilização dos manifestantes devido à ação do corpo de intervenção

Segundo constatou a agência Lusa no local, mais de meia centena de coletes amarelos deram pontapés e atiraram garrafas a viaturas que tentaram furar o bloqueio.

12h58: Balanço em Coimbra: Seis dezenas de manifestantes condicionaram o trânsito na cidade de Coimbra, principalmente depois das 10h00, mas sempre controlados por efetivos da PSP. No começo do protesto, foram identificados quatro participantes na manifestação.

Os manifestantes deixaram a rotunda da Casa do Sal, onde se tinham concentrado a partir das 07:00, e rumaram até junto da rotunda da estação de Coimbra B e do terminal rodoviário na Avenida Fernão de Magalhães, parando nas passadeiras, mas sendo de imediato retirados pela polícia.

12h57: Balanço no Porto: Foram identificados oito manifestantes, junto à rotunda do Nó de Francos, no acesso à cidade, por "apresentarem tarjas ofensivas e demonstrarem uma postura agressiva", disse à agência Lusa fonte da Direção Nacional da PSP.

12h56: Balanço em Lisboa: Até às 12h00, a polícia deteve três manifestantes, em Lisboa, na zona do Marquês de Pombal, por desobediência e resistência à autoridade, depois de alguns momentos de tensão entre os Coletes Amarelos e os elementos das forças policiais, que se têm repetido. Várias dezenas permanecem no local ao início da tarde.

Nos acessos a Lisboa, ao início da manhã, a Autoestrada 8 (A8) registou três quilómetros de fila, cerca das 8h15, segundo fonte da Autoestradas do Atlântico, mas o trânsito acabou por fluir com normalidade.

Já nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, no IC19 e nas portagens de Alverca da Autoestrada do Norte (A1), a circulação fez-se esta manhã sem impacto do protesto ou mesmo de uma forma mais rápida do que o habitual num dia útil de manhã.

12h55: Balanço:  O protesto dos Coletes amarelos teve hoje de manhã uma fraca adesão, mas provocou alguns condicionamentos de trânsito, tendo a polícia identificado 12 pessoas, no Porto e em Coimbra, e detido três manifestantes em Lisboa, na sequência de desacatos.

12h41: Lisboa: Na rua Braamcamp ouve-se "povo unido, jamais será vencido", enquanto os manifestantes se deslocam em direção ao Marquês do Pombal, juntamente com um forte dispositivo policial. 

12h36: Coimbra: Seis dezenas de manifestantes do movimento Coletes Amarelos condicionaram hoje o trânsito na cidade, principalmente depois das 10h00, mas sempre controlados por efetivos da Polícia de Segurança Pública. 

12h30: "É triste não ter a adesão que esperávamos", revelou um dos organizadores do protesto à RTP. "Se o Benfica tivesse ganhado o campeonato isto [Marquês do Pombal] estaria cheio. É pena as pessoas não se levantarem para lutar pelos seus direitos e para dizer não à corrupção". 

12h26: Sandro Maia é um dos organizadores do protesto e, em declarações à antena da RTP, mostra-se insatisfeito porque "há manifestantes presos" numa 'caixa de segurança' no Marquês do Pombal. "Estão retidos e a sua liberdade de movimentos está restrita", defende. 

12h21: Faro: Cerca de 70 manifestantes mantêm-se junto à rotunda do Fórum Algarve e não pretendem desmobilizar durante as próximas horas. 

12h17: Braga: Manifestantes acabam de ser desmobilizados pela polícia de intervenção. No nó de Infias, os Coletes Amarelos ficaram cercados numa espécie de 'caixa de segurança' formada pelas autoridades. O trânsito flui com naturalidade e a manifestação parece ter fim nesta cidade. 

12h11: Porto: Os manifestantes estão divididos, sendo que alguns querem manter-se junto à rotunda da Boavista, enquanto outros querem cumprir a ordem da PSP e seguir em direção aos Aliados, no centro histórico da Invicta. 

12h10: Lisboa: No Marquês do Pombal, ao final da manhã desta sexta-feira, estão cerca de 300 elementos do protesto. 

12h04: Uma centena de pessoas protestou hoje à entrada de Faro contra a situação do país, procurando ocupar continuamente as passadeiras de peões, o que causou pequenos atrasos no acesso à capital algarvia.

12h00: Um grupo de lesados do antigo Banco Espírito Santo (BES) juntou-se hoje ao protesto dos Coletes Amarelos no Porto, antecipando a manifestação agendada para sábado, em frente ao Palácio de Belém, em Lisboa.

11h56: Oficial: Em comunicado enviado às redações, a PSP confirma a detenção de três Coletes Amarelos por desobediência, resistência e coação à autoridade.

11h54: António Costa:  Coletes Amarelos? "A democracia vive-se com esta normalidade. Há momentos de tensão e de protesto e devemos vê-los com a serenidade e a maturidade democrática que o país tem tido". O primeiro-ministro considerou ainda não haver motivos para alarme social. 

11h26: Um detido no Porto: Foi detido na cidade do Porto um elemento do protesto que proferiu injúrias a um agente da PSP, reporta a SIC Notícias. 

11h24: Porto: Momentos de alguma tensão enquanto alguns manifestantes tentam dispersar por uma rua adjacente à Casa da Música.  Coletes Amarelos não estão autorizados a passar. 

11h22: Porto: A PSP faz um cordão de segurança para evitar que os Coletes Amarelos cheguem à rotunda da Boavista. 

11h17: Lisboa: A polícia reabriu o trânsito no anel interior da rotunda do Marquês de Pombal. 

11h17: Porto: À chegada dos Coletes Amarelos à rotunda da Boavista, um agente da PSP no local advertiu os manifestantes que "tudo o que estão a fazer incorre num crime de desobediência e não estão a respeitar os pressupostos legais que foram solicitados às autoridades competentes. Vamos pedir a colaboração de todos vós. Não será permitida mais nenhuma transição pela cidade do Porto". 

11h16: Três detidos: De acordo com informação avançada pela SIC Notícias, há já três manifestantes detidos em Lisboa.  

11h14: Idris, jogador do Boavista, ia para o treino do clube de futebol quando passou pelos manifestantes e acabou de colete amarelo vestido. 

11h10: Porto: Depois da manifestação apeada junto à rotunda do nó de Francos, os manifestantes, acompanhados de muito perto pelas autoridades, dirigem-se pela avenida 5 de Outubro com destino à rotunda da Boavista, um local onde, refere a SIC Notícias, o protesto não está autorizado. 

11h08: Braga: Há estradas bloqueadas pelos Coletes Amarelos. Um camião esteve preso durante quatro horas. 

11h01: Manifestantes identificados: A polícia identificou esta manhã oito manifestantes do protesto dos Coletes Amarelos, junto à rotunda do Nó de Francos, no acesso à cidade do Porto, disse à agência Lusa fonte da Direção Nacional (DN) da PSP.

10h39: Lisboa: Corpo de intervenção alinha-se para garantir a segurança perante clima de tensão no Marquês de Pombal. 

10h34: Lisboa: No Marquês do Pombal, manifestantes descontrolam-se e as autoridades no local intervêm para controlar a situação, documentam imagens televisivas. 

10h24: Aveiro: Estrada Nacional 109, junto ao nó de acesso à Autoestrada 25, foi cortada momentaneamente por cerca de 40 elementos do protesto. A PSP conseguiu desbloquear a estrada, mas os manifestantes voltaram minutos depois a fazer dois novos cortes.

10h20: Leiria: Perto de uma centena de manifestantes do protesto dos Coletes Amarelos condicionaram hoje o trânsito numa rotunda junto ao Estádio Municipal de Leiria, cidade onde a circulação de e para o IC2 foi cortada pela polícia.

9h07: Porto: O túnel da rotunda do Nó de Francos esteve cortado cerca de meia hora e um condutor afetado pelo bloqueio saiu da viatura para agredir um manifestante, tendo-se gerado alguma confusão no local, que exigiu a intervenção da polícia, conforme constatou a Lusa.

9h05: Lisboa: Os coletes amarelos que se juntaram hoje em protesto no Marquês de Pombal (Lisboa) têm tentado bloquear a saída do túnel das Amoreiras. A circulação já não se faz no anel interior da rotunda e a polícia colocou pinos no túnel para fazer com que as viaturas provenientes das Amoreiras sejam desviadas antes de chegar ao Marquês. 

Entretanto, nas redes sociais já começam a ser partilhados vídeos daquilo que se vai passando neste ponto de manifestação.

8h52: Trânsito flui com normalidade na 25 de Abril: De acordo com as câmaras da Lusoponte, o trânsito na Ponte 25 de Abril flui com normalidade, sem grandes constrangimentos em ambos os sentimentos. 

Notícias ao MinutoPonte 25 de Abril © Lusoponte

8h32: Manifestação não alterou operação 'Natal Tranquilo': Em declarações à SIC Notícias, a GNR recorda que tem hoje início a operação das forças de segurança com vista à garantia da segurança rodoviária. "Esta operação visa a intensificação do patrulhamento" e o protesto dos Coletes Amarelos "não veio alterar o planeamento". Os agentes da força de segurança estão centrados nas "vias e saídas das grandes áreas metropolitanas para que as famílias possam ter uma viagem e um Natal tranquilo". 

8h30: No centro de Faro, cerca de 30 a 40 pessoas manifestam-se sem registo de problemas na circulação automóvel, enquanto na Guarda, na rotunda do G, os manifestantes são 14, também sem condicionamentos de trânsito.

8h10: No resto do país, nomeadamente nos acessos a Lisboa e Porto, não há sinais significativos de protestos, sendo os dispositivos policiais mobilizados para o efeito em maior número do que os manifestantes.

8h00: Todas as entradas norte de Braga, na rotunda das Infias, estão bloqueadas por mais de meia centena de coletes amarelos desde as 6h00, tendo-se registado já algumas altercações com automobilistas que tentavam passar, mas sem gravidade. 

7h30: No centro de Lisboa, no Marquês de Pombal, cerca de 50 manifestantes estavam concentrados e a pintar tarjas perto, sob um forte aparato policial.

7h25: O porta-voz da Direção Nacional da PSP, Alexandre Coimbra, disse à agência Lusa que cerca de uma dezena de camiões circulava em marcha lenta no Itinerário Complementar 17 (IC17/CRIL), no sentido Loures -- Algés, junto ao centro comercial Strada.

Inspirados no movimento francês dos coletes amarelos, são os portugueses que esta sexta-feira saem às ruas em forma de protesto, ameaçando parar o país. Trata-se, de resto, de um movimento que ganhou expressão através das redes sociais, nomeadamente através da página 'Movimento Coletes Amarelos Portugal' ou 'Vamos Parar Portugal como fora de protesto'.  

Os manifestantes, num manifesto divulgado na quarta-feira, propõem uma redução de impostos na eletricidade, com incidência nas taxas de audiovisual e emissão de dióxido de carbono, uma diminuição do IVA e do IRC para as micro e pequenas empresas, bem como o fim do imposto sobre produtos petrolíferos e redução para metade do IVA sobre combustíveis. 

O plano dos protestos envolve ações nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, em Lisboa, nas portagens de acesso à capital, como as portagens de Alverca, na A1, e de Loures, na A8, e ainda um desfile à tarde entre o Marquês de Pombal e o Parlamento e uma concentração junto da Presidência da República, em Belém.

No Porto, estão previstas ações terão incidência na Via de Cintura Interna, no Nó de Francos e na avenida AIP.

A lista das manifestações dos "coletes amarelos" na área da PSP para hoje soma, recorda-se, 25 protestos em 17 locais das principais cidades do país.

Além de Lisboa e Porto, estão previstas ações em Ponta Delgada, Açores, na rotunda do Infante, na Madeira, e em locais centrais ou de ligação nas cidades de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

Os aeroportos portugueses terão zonas de exclusão com cerca de seis quilómetros de raio que impedem a navegação de qualquer aparelho não autorizado, incluindo 'drones'.

De acordo com a agência Lusa, que cita a Autoridade Aeronáutica Nacional, foram criadas zonas de exclusão aérea nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro com três milhas náuticas de raio, que estarão em vigor entre as 6h00 e as 18h00 de hoje.

Por seu lado, a PSP tudo fará para garantir a segurança, ordem e tranquilidade pública, sendo que foram inclusive suspensas folgas da dos agentes para garantir não só a liberdade da manifestação dos portugueses, mas por outro a segurança nacional. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório