Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

GNR também de ‘olho’ nos Coletes Amarelos. Especialmente nestes locais

Guarda Nacional Republicana (GNR) vai "prestar particular atenção, entre outros, aos acessos às áreas metropolitanas de Lisboa e Porto".

GNR também de ‘olho’ nos Coletes Amarelos. Especialmente nestes locais
Notícias ao Minuto

19:39 - 20/12/18 por Melissa Lopes

País Segurança

Para amanhã, sexta-feira, estão marcados vários protestos em Portugal do movimento dos Coletes Amarelos, nascido em França há mais de um mês. Situação que está a merecer atenção das forças de segurança, tanto a Polícia de Segurança Pública (PSP) como da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Explica a GNR em comunicado que, além da atividade operacional diária, esta força de segurança está a desenvolver, na sua área de responsabilidade, ações de patrulhamento intensivo de grande visibilidade que visam, por um lado, prevenir a ocorrência de ilícitos contraordenacionais e criminais e, por outro, garantir a segurança e a normal tranquilidade pública.

E disso são exemplo as operações já em curso (‘Comércio Seguro’ e ‘Natal Seguro’) relacionadas com o período de grande movimento de pessoas em zonas comerciais e de maior fluxo de trânsito. 

A somar a estas operações, a GNR estará ainda atenta aos protestos do movimento Coletes Amarelos, garantindo encontrar-se, em permanência, “a monitorizar e a recolher informações, no intuito de zelar pelos direitos e garantias dos cidadãos, bem como para proporcionar a liberdade de circulação, segurança e a proteção das pessoas e bens”.

Deste modo, o dispositivo policial será “adaptado e empenhado de acordo com a eventual evolução dos acontecimentos, respeitando sempre os princípios da necessidade e proporcionalidade”. No que à GNR diz respeito, esta autoridade “irá prestar particular atenção, entre outros, aos acessos às áreas metropolitanas de Lisboa e Porto”, faz saber.

Nomeadamente, nestes locais:

A1 – Portagens de Alverca;

A2 – Acesso à Ponte 25 de Abril.

A8 – Portagens de Loures;

A12 – Ponte Vasco da Gama;

A1 – Ponte da Arrábida – Porto;

A28/A3/A4 – Acessos à cidade do Porto;

A3/A11 – Acessos à cidade de Braga;

A25/A17 – Acessos à cidade de Aveiro.

Recorde-se que a PSP informou que estão previstos para esta sexta-feira protestos em vários pontos do país, mais precisamente 25 manifestações em 17 cidades diferentes, alertando a população para os constrangimentos de trânsito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório