Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Mais de 5 mil jovens inscritos no Corpo Europeu de Solidariedade

Mais de cinco mil jovens de nacionalidade portuguesa inscreveram-se no Corpo Europeu de Solidariedade, um programa lançado pela União Europeia e que se destina a jovens entre os 17 e os 30 anos, foi hoje divulgado.

Mais de 5 mil jovens inscritos no Corpo Europeu de Solidariedade
Notícias ao Minuto

14:01 - 20/12/18 por Lusa

País Portugueses

Segundo a Agência Erasmus+ Juventude em Ação, no âmbito do "Corpo Europeu de Solidariedade", os jovens podem realizar projetos de voluntariado, no próprio país ou no estrangeiro, em benefício de pessoas e de comunidades de toda a Europa.

Os dados são divulgados a propósito do Dia Internacional da Solidariedade, que se assinala hoje.

A plataforma europeia que gere este programa recebeu um total de 5.232 inscrições de jovens de nacionalidade portuguesa, número que coloca Portugal no top 5 europeu das nacionalidades com mais inscrições.

Ainda segundo a Agência Erasmus, os jovens portugueses inscritos são dos mais contactados para integrarem projetos relacionados com diversas áreas, nomeadamente com a proteção do ambiente, educação, receção e integração de refugiados ou com a prevenção, preparação e recuperação em caso de catástrofes naturais.

Os jovens podem inscrever-se a partir dos 17 anos, mas só podem participar num projeto depois de fazer 18 anos.

Os projetos apoiados pelo Corpo Europeu de Solidariedade podem durar entre dois e doze meses, decorrendo, regra geral, em países da União Europeia.

Em comunicado a Agência Erasmus explica ainda, que, como resultado da primeira ronda de projetos aprovados -- 2018 -- quase 1,5 milhões de euros serão investidos em projetos do "Corpo Europeu de Solidariedade", liderados por organizações portuguesas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório