Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

INEM: Federação de Enfermeiros lamenta mortes e homenageia vítimas

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros (FENSE) lamentou hoje a morte de quatro pessoas - dois pilotos, um médico e uma enfermeira -- vítimas da queda do helicóptero, no sábado, em Valongo.

INEM: Federação de Enfermeiros lamenta mortes e homenageia vítimas
Notícias ao Minuto

16:34 - 19/12/18 por Lusa

País FENSE

"Quero deixar aqui uma recordação e homenagem às vítimas do acidente do helicóptero do INEM, sendo uma delas, a enfermeira Daniela Silva, uma associada nossa", disse o presidente do Sindicato dos Enfermeiros e porta-voz da FENSE, José Azevedo, numa conferência de imprensa, no Porto, sobre as negociações do acordo de trabalho com o Governo.

A queda do helicóptero aconteceu no final da tarde de sábado, após o aparelho ter desaparecido do radar, na zona de Valongo, perto do Porto.

De acordo com o INEM, o último contacto com o helicóptero foi registado por volta das 18:30, não se sabendo a que horas desapareceu.

As cerimónias fúnebres da enfermeira realizaram-se na terça-feira, em Baltar, Paredes, e contaram com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve acompanhado da ministra da Saúde, Marta Temido.

A aeronave em causa é uma Agusta A109S, operada pela empresa Babcock, e regressava à sua base, em Macedo de Cavaleiros, Bragança, após ter realizado uma missão de emergência médica de transporte de uma doente grave para o Hospital de Santo António, no Porto.

O relatório preliminar que o ministro da Administração Interna ordenou à Proteção Civil para verificar o funcionamento dos mecanismos de reporte da ocorrência e de lançamento de alertas, divulgado na terça-feira, refere falhas e foi enviado aos ministros da Defesa e do Planeamento e ao Ministério Público.

De acordo com o relatório preliminar, houve falhas nos procedimentos de socorro, nomeadamente da NAV Portugal, do 112 e do Comando de Operações de Socorro do Porto.

No domingo, a Força Aérea divulgou um comunicado descrevendo todas as operações realizadas a partir do momento em que foi contactada pela NAV Portugal, pelas 19:40 de sábado, e lamentou a perda de vidas em serviço, dos quatro ocupantes do helicóptero do INEM.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório