Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

MAI diz que é fundamental reforçar papel dos bombeiros na proteção civil

O ministro da Administração Interna defendeu hoje que é fundamental reforçar o papel dos bombeiros no sistema de proteção civil e garantiu que da parte do Governo a vontade é a de melhorar a resposta de socorro.

MAI diz que é fundamental reforçar papel dos bombeiros na proteção civil
Notícias ao Minuto

12:30 - 18/12/18 por Lusa

País Cabrita

Em declarações aos jornalistas, à margem de uma conferência sobre migrações, em Oeiras, Eduardo Cabrita disse que não pode antecipar os resultados de uma reunião que ainda não aconteceu, mas defendeu que é fundamental reforçar o papel dos bombeiros no sistema de proteção civil, que está em transformação.

"Este ano tivemos transformações estruturais que nos permitiram melhorar a resposta, que permitiram ter 68% de área ardida a menos do que nos últimos 10 anos, e uma melhoria evidente na articulação entre instituições", defendeu o ministro.

Nesse sentido, defendeu que todos têm de fazer parte dessa mudança e que o que está previsto é que em 2019 sejam criadas "todas as condições para melhorar" a resposta do sistema de proteção civil.

Eduardo Cabrita sublinhou que os "bombeiros são parte fundamental nessa solução" e garantiu que da parte do Governo se mantém vontade em dialogar.

"É por isso que um diploma aprovado para consulta pública há quase dois meses continua em diálogo e há toda a serenidade na abordagem desta matéria", rematou.

O ministro da Administração Interna e a Liga dos Bombeiros Portugueses reúnem-se hoje, em Lisboa, para negociações sobre as várias propostas na área da proteção civil, nomeadamente as alterações à lei orgânica, que têm gerado maior contestação.

O encontro ocorre depois de a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) ter abandonado a estrutura da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) e suspendido a informação operacional por parte dos bombeiros aos comandos distritais de operações e socorro (CDOS).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório