Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Atenção, estes termoventiladores não são seguros

Dos 17 modelos testados pela DECO, quatro chumbaram por não cumprirem a norma de segurança elétrica exigida.

Notícias ao Minuto

08:10 - 18/12/18 por Filipa Matias Pereira

País Alerta

Com a descida dos termómetros, eis que surge a necessidade de recorrer a dispositivos elétricos ou a gás para manter a temperatura ambiente. Mas, atenção, porque de acordo com a DECO, "em média, um em cada três aparelhos [elétrico] é perigoso". 

A conclusão, pode ler-se numa nota publicada na página institucional da entidade de defesa do consumidor, resulta da análise aos testes que têm vindo a ser realizados a termoventiladores. Refere ainda a DECO que estes resultados já foram comunicados à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), tendo solicitado que as denúncias fossem confirmadas e os respetivos aparelhos retirados do mercado. 

Para colocar a segurança à prova, os técnicos responsáveis começaram por analisar os equipamentos e, quando estes mostram fragilidades, "[os testes] são repetidos numa segunda amostra". Se desta vez os parâmetros se mantiverem, "o aparelho não passa à fase seguinte", onde se avalia o desempenho. 

Alerta ainda a DECO que "nada adianta ter um equipamento que aquece com rapidez e eficiência, se não for seguro". Ao realizar os testes necessários, verificou-se, por exemplo, "se o aparelho aquece demasiado durante o funcionamento normal, se existem elementos com corrente elétrica acessíveis a uma criança ou adulto, se os plásticos são resistentes ao calor e ao fogo, como se comporta [o equipamento] numa utilização anormal, como uma avaria no termóstato ou no ventilador ou a saída de ar ficar obstruída". 

Por isso, se tem um dos modelos que pode ver na galeria, nomeadamente um DE’LONGHI HTF3020, FLAMA 2302FL, DE’LONGHI HTC4030 ou um TRISTAR KA-5046, e o comprou há pouco tempo, "contacte a loja ou o fabricante e tente trocá-lo por um aparelho seguro ou peça a devolução do dinheiro".  

Se está em dúvida relativamente a qual o termoventilador que deve comprar, a DECO ajuda, basta clicar  aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório